quinta-feira, dezembro 01, 2022

Estelionatário tenta aplicar golpe ao vivo através da Rádio Cidade FM Itauense por meio da tragédia do deslizamento na BR-376. Ouça os áudios.

 

Na manhã desta quinta-feira (01), um estelionatário aproveitou os deslizamentos nos Estados do Paraná e Santa Catarina para tirar proveito e extorquir pessoas de bem na pacata cidade de Itaú, no interior do Rio Grande do Norte.

 

O criminoso que se identificou como Luiz Fernando ligou para a Rádio Cidade FM Itauense para pedir ajuda, segundo ele, para fazer o translado do corpo de sua irmã e seu cunhado, que morreram no deslizamento da BR-376, que de acordo com o estelionatário estaria em uma funilaria com os corpos a espera da liberação para serem transladados em um vou particular, e precisaria efetuar o pagamento de R$ 500,00 (quinhentos reais) para poder embarcar com a criança de 06 (seis) anos, que segundo ele, seria filha do casal mortos na tragédia, e precisaria chegar até Itaú com os corpos para sepultamento.

 

Comovidos com a história do bom moço, a locutora Têka, tendo conhecimento da tragédia, que está sendo noticiada em todos os meios de comunicação, logo conseguiu angariar a quantia pedida pelo tal Luiz Fernando, que começou a dar informações de sua família que residiu em Itaú, apontando localizações com pontos de referência.

 

Ao longo dos contatos a Radialista Têka começou a perceber que o homem caia em alguns contradições sobre a história, assim a mesma resolveu contatar, o redator blog Cidade News e apresentador do Programa de mesmo nome, que vai ao ar de segunda a sexta-feira a partir das 06h na grade de programação da rádio.

 

Ao entrar em contato comigo, Arlindo Maia, pedi para que ela me passe o nome das vítimas apontada pelo Senhor Luiz Fernando; fazendo uma rápida pesquisa no google, não localizei nenhuma informação relacionada das vítimas, com o acidente, passei então a pesquisar sobre a tragédia, o número de vítimas fatais e mesmo assim a história não fazia sentido, pois até a manhã desta quinta-feira, dois corpos tinham sido encontrados no deslizamento da BR-376, contudo, haviam de 30 a 50 desaparecidos, segundo o corpo de bombeiros.

 

Nessas pesquisar consegui o contato da Polícia Científica (Polícia Civil) que tinha todas as informações sobre as mortes e desaparecidos. Em contato com a oficial, fui informado que não existia essas pessoas entre as vitimas do deslizamento, e que embora existissem muitos desaparecidos, apenas duas pessoas estavam entre as vitimas fatais, assim tive a certeza de que se tratava realmente de um golpe.

 

Para confirmar o golpe pedi para que a Radialista Têka perguntasse o nome da funerária a qual o mesmo estaria; feito a pesquisa, de fato, a tal funerária existia em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde ele disse está em uma filial no interior.

 

Insatisfeito com o resultado da pesquisa, decidi ir mais a fundo e pesquisar sobre o dono da empresa pelo nome ao qual o estelionatário forneceu e o CPF. Com a ajuda de uma profissional em contabilidade não encontramos nenhuma empresa pelo nome informado; para nossa surpresa fomos conduzido a um processo criminal onde o beneficiário do PIX, é investigado por tráfico de drogas, comprovando de fato o golpe que os criminosos queriam aplicar nos itauenses por meio desse importante veículo de comunicação.


Após a confirmação das suspeitas de golpe, não foi repassado nenhum valor para o estelionatário, sendo todo dinheiro devolvido as pessoas que contribuíram com a ação.

 

Com o ocorrido percebemos o quanto estamos vulneráveis a criminalidade, onde com um pouco de informação, um grupo de criminosos é capaz de enganar as pessoas tirando proveito de situações trágicas, que nos leva a comoção e cair em golpes financeiros.

 

Assim fica o alerta para todo cidadão de bem, não acreditar de imediato ou se comover com qualquer história que os contem, o melhor e desconfiar sempre e não compartilhar essas informações sem verificar a fonte, pois estaremos espalhando fake news e contribuindo com a criminalidade.


Ouça os áudios da participação do estelionatário ao vivo



 

Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!