segunda-feira, janeiro 14, 2013

Bandidos despreparados tentam assaltar com armas improvisadas e acabam mortos

José Vieira, titular da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações  (marcos Lima)

Na semana passada uma investida desastrosa terminou de forma trágica para um assaltante, ele foi morto a tiros após tentar assaltar um policial militar usando uma arma de brinquedo.
Antes, porém, no final do ano passado, um assalto com o mesmo "modus operandi" foi protagonizado em Mossoró. Uma dupla com armas de brinquedo tentou assaltar uma loja no bairro Santo Antônio e acabou sendo surpreendida por um policial militar à paisana. O militar reagiu à investida da dupla, matou um bandido e baleou o outro.
Para o delegado José Vieira Castro, titular da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD), a prática adotada pelos criminosos em assaltar com armas de brinquedo vem se tornando muito comum em Mossoró, uma vez que os assaltos se banalizaram diante da violência e da facilidade em que os criminosos têm de conseguir armas.
"Quando um meliante não consegue adquirir (comprar ou alugar) uma arma de verdade para realizar uma ação criminosa, acaba improvisando como pode para conseguir dinheiro fácil. Muito embora em alguns casos o bandido acaba sendo pego em sua própria armadilha e levando a pior, como aconteceu no Alto de São Manoel", destacou o delegado.
O bacharel diz que a prática de assaltar com armas de brinquedo já é antiga, porém nos últimos tempos vem sendo desmascarada devido um maior preparo da polícia, que passou a "manjar" os desatinos dos criminosos.
"Essa prática dos criminosos para cometer delitos usando armas de brinquedo ou objetos improvisados para intimidar as vítimas é muito antiga. No entanto, o que vem acontecendo atualmente é que os policiais civis e miltares estão bem preparados e conseguem identificar com facilidade se a arma usada pelo meliante é ou não verdadeira", destacou.
O delegado lembra ainda, que os criminosos na ânsia de conseguir dinheiro, na maioria das vezes para comprar drogas e alimentar o vício, ousam cometer ações sem planejamento e acabam se dando mal.
"Se você observar as últimas ações desastrosas protagonizadas por assaltantes, vai descobrir que eram pessoas viciadas, que na busca desenfreada para 'fazer' dinheiro, se precipitam e alguns chegam até perder a vida", destacou.
Outro fator apontado pelo delegado, que durante alguns finais de semana comanda a Delegacia de Plantão, é o grande número de pessoas detidas com armas de brinquedo, principalmente adolescentes.
"Os menores são recordistas em apreensões portando armas de brinquedos, principalmente durante os finais de semana, quando acontecem as festas e o desejo de conseguir dinheiro para as 'curtições'", concluiu.
De acordo com dados da Polícia Civil, no ano passado mais de 50 pessoas foram detidas com armas de brinquedo em Mossoró. 

Bandido morre ao tentar assaltar policial com arma de brinquedo no bairro Alto de São Manoel

Uma das notícias policiais veiculadas no jornal O Mossoroense na semana passada mostrou a experiência de um policial militar e o despreparo de um elemento que acabou sendo morto ao tentar cometer um assalto, usando um revólver de brinquedo. Reginaldo Lobato de Melo, 46, que residia na Rua dos Cajueiros, conjunto Walfredo Gurgel, Alto de São Manoel, foi morto na última terça-feira, por um policial militar.
Na ocasião, ele anunciou o assalto com uma arma de brinquedo e acabou sendo morto a tiros pela vítima. Reginaldo Lobato estava em uma moto Bros, numa rua por trás da AABB, quando abordou um policial militar que havia estacionado o carro para atender ao celular.
Quando Reginaldo se aproximou da porta do passageiro com a arma de brinquedo em punho e anunciou o assalto, o policial imediatamente atirou nele.
Reginaldo Lobato foi encaminhado ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), mas não resistiu aos ferimentos.
Além da arma de brinquedo, a motocicleta estava com a numeração da placa adulterada.

Trio detido em Monte Alegre após assaltar comércio com arma de brinquedo
A prática de assaltos ousados não acontece apenas em Mossoró. Na cidade de Monte Alegre, na última quinta-feira (10), um casal foi preso e um menor apreendido após assaltarem o comércio local com arma de brinquedo. O trio é acusado de várias ações no município e o adolescente confessou que na maioria dos assaltos usava arma artesanal.
O trio já vinha sendo monitorado pelaPolícia Civil de Monte Alegre. Luiz Augusto da Silva e uma mulher identificada apenas como "Nirinha", foram presos na companhia de um menor.
Para a polícia, o trio usava arma de fabricação artesanal e revólveres de brinquedo para intimidar as vítimas.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!