quinta-feira, junho 21, 2012

POR GARANTIAS PARA 2013, SENNA QUER INICIAR RECUPERAÇÃO EM VALÊNCIA



No GP da Europa, que será disputado neste fim de semana, em Valência, Bruno Senna espera dar início a uma sequência de bons resultados a fim de ficar em situação confortável no mercado de pilotos para a temporada de 2013.

Senna emendou duas corridas na zona de pontuação na fase inicial da temporada, na Malásia e na China, mas, desde então, voltou a somar somente em Mônaco, onde foi décimo colocado. O momento deixou a Williams em sinal de alerta, o que faz com que o piloto fique ainda mais ansioso por bons resultados quando começarem as negociações para o próximo ano.

O atual reserva do time, Valtteri Bottas, que atua em parte dos treinos livres de sexta-feira, é apontado como favorito a uma das vagas. No entanto, Senna afirmou que os cockpits da Williams para 2013 não estão preenchidos.

“Não tem nada decidido para o ano que vem. Está tudo em aberto e a disputa pelas vagas existe”, disse Senna, em entrevista nesta quinta-feira, no circuito de Valência. “A equipe não tem pressão nenhuma para decidir sobre 2013 antes do final deste ano, mas, para mim, seria muito melhor ter uma sequência de boas corridas para ficar tranquilo para o ano que vem. Este é o cenário ideal, mas, efetivamente, poucos têm este privilégio em seu primeiro ano. Daqui até a corrida de Spa [Bélgica] e Monza [Itália], terei que ter boas performances para conseguir chegar às últimas corridas com tranquilidade.”

O brasileiro acredita que seu desempenho tende a melhorar na segunda metade do campeonato, quando terá mais conhecimento da equipe e das pistas, já que, na fase final da temporada de 2011, andou em todas as corridas pela Renault.

“Com certeza, a primeira metade do ano é sempre mais difícil. Tivemos corridas muito boas, outras muito ruins, mas o importante é conseguir ter mais corridas boas quando a experiência chega. É difícil ter sempre corridas boas no primeiro ano, mas ter coisas boas é o objetivo. Infelizmente, tivemos corridas ruins, mas as lições que estamos aprendendo são importantes.”

“Quando chegarmos à segunda metada da temporada, em pistas em que já andei no ano passado, a curva de aprendizado fica menos agressiva e é possível ter mais consistência. No fim do ano, faremos um agregado de tudo o que aconteceu para que tenhamos uma ideia mais completa. Também não quero me crucificar por cada erro que cometi, já que todos cometem erros. O ano que vem vai depender de eu conseguir fazer boas performances.”

Em Valência, Senna acredita que o carro da Williams tende a apresentar rendimento mais semelhante ao das provas em pistas como a de Barcelona, onde seu companheiro de equipe, Pastor Maldonado, saiu vencedor.

“Acho que o calor faz com que os pneus trabalhem em uma condição mais agressiva. Isso ajuda, mas o que ajuda mais é usarmos o carro com configuração de mais pressão aerodinâmica – dessa forma, como foi no GP da Espanha e em outras provas, nosso carro fica mais competitivo”, avaliou. “É uma pista que tem longas retas, mas tem curvas de baixa, também. Ainda não decidimos o nível de pressão aerodinâmica que iremos usar, mas será mais do que usamos no Canadá, com certeza.”

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!