quinta-feira, junho 21, 2012

Bactérias resistentes a antibióticos matam nos hospitais de Mossoró


Depois de confirmada a contaminação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e da Casa de Saúde Dix-sept Rosado (CSDR) com bactérias altamente resistentes a antibióticos, mais uma unidade hospitalar de Mossoró confirma contaminação, o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia.

A bactéria encontrada no hospital foi a klebsiela, do tipo gran negativo, mesma espécie encontrada nos outros hospitais. 

O diretor do hospital, Diego Dantas, confirma o óbito de um bebê no início da semana, em decorrência de uma infecção provocada pela bactéria.

“Foi encontrada uma bactéria potencialmente patogênica do tipo gran positivo na UTI Neonatal e registrado um óbito de bebê. Estamos vivendo um surto de contaminação inter-hospitalar devido ao grande fluxo de pacientes entre os hospitais”, frisa. 

Para evitar a contaminação de outros pacientes e de outros setores do hospital, Diego Dantas afirma que a unidade está passando por um processo minucioso de desinfecção, durante cerca de sete dias, no qual além de duas desinfecções com o mesmo produto utilizado no HRTM, será feita a cultura de bactérias nas paredes, nos instrumentos e equipamentos e nos próprios profissionais, para saber o que está provocando a contaminação. 

O diretor explica que é necessário fazer a cultura nos profissionais, já que várias pessoas da equipe trabalham tanto no HRTM como na CSDR.

“Queremos garantir segurança total para os pacientes da unidade, porque a população confia no nosso trabalho”, comenta.

Durante o processo de desinfecção da UTI Neonatal, os pacientes da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) foram transferidos para a CSDR ou receberam alta médica e esta unidade foi adaptada para receber os pacientes da UTI Neonatal.

Para investigar as causas da contaminação inter-hospitalar, uma equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Secretaria de Saúde do Estado virá a Mossoró para fazer uma inspeção no Hospital da Mulher, HRTM, CSDR e, possivelmente, no Hospital Wilson Rosado, de acordo com informações repassadas pelo diretor Diego Dantas, que solicitou a ação da Comissão.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!