segunda-feira, dezembro 21, 2020

57 cidades do RN estão com taxa de transmissão para Covid-19 em zonas de 'risco' ou 'perigo'

Caiu para 57 o número de municípios nas zonas de "risco" ou "perigo" em relação à taxa de transmissibilidade (Rt) da Covid-19 no Rio Grande do Norte. Na semana passada, eram 87 municípios - 30 a mais.



Taxa de transmissão em cidades do RN — Foto: LAIS


As cidades inseridas nessa lista tem Rt maior que 1,03.


Os dados são da plataforma do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, que monitora em tempo real a situação da pandemia no estado e atualiza semanalmente os índices de transmissão.


Na semana passada, esse número representava 52% dos municípios potiguares. O dado desta semana representa 34%.


Os municípios que mais preocupam são os que estão na zona de "perigo", com Rt acima de 2,00. Nessa situação, o número de municípios aumentou de 15 para 27 - o dado é maior também do que na semana retrasada, quando haviam 23 cidades nesta situação.


Poço Branco, Januário Cicco (Boa Saúde), Japi e Pedra Preta são as localidades que mais preocupam neste quesito, com Rt igual ou acima de 5. Isso significa que uma única pessoa transmite a doença para outras cinco nessas cidades.


Já as cidades em "risco" são as que têm taxa de transmissibilidade entre 1,03 e 2,00. Ao todo, 30 estão nesse estágio no RN - uma queda comparada às 72 da semana passada e às 105 na retrasada. Macau, Maxaranguape e Santa Maria - esse último com Rt 1,28 - são exemplos de municípios nessa situação.



Isso significa, por exemplo, que em Santa Maria um grupo de 100 pessoas pode infectar 128.


Já os municípios em zona segura - com Rt abaixo de 1,00 - são 109 nesta semana - eram 75 na semana passada e 29 na retrasada. A capital Natal, com Rt de 0,71, e Mossoró, com 0,56, estão nesse grupo.


Um município (São Bento do Norte) está em zona neutra, com Rt entre 1,00 e 1,03.


Segundo a plataforma do LAIS, a taxa de transmissibilidade recente em todo o estado é de 0,53 e na semana passada foi de 0,48. A taxa referente à última quinzena é de 0,56.


O cálculo baseado nas regiões aponta que as oito estão em zona segura: região de São José de Mipibu, de João Câmara, de Caicó, de Açu, Pau dos Ferros, de Santa Cruz, Metropolitana e de Mossoró.


Taxa de ocupação de leitos críticos


Ocupação atual dos leitos críticos do RN — Foto: LAIS


A taxa de ocupação de leitos críticos no RN caiu para baixo de 70% nesta semana. Nesta segunda-feira (21), o estado tinha 65% dos leitos ocupados. A consulta foi realizada na plataforma do LAIS às 17h.


O estado havia superado os 70% há duas semanas - fato que não acontecia desde julho.



A região Oeste segue com a situação mais crítica, com 78,3% dos leitos críticos ocupados - chegou a estar com mais de 90% neste mês. Em seguida está a região Seridó, com 62,9%. A situação mais tranquila até o momento é na Região Metropolitana, com 57,5%.


Dois aparecem com 100% de ocupação dos leitos críticos para a Covid-19: Hospital Maternidade do Divino Amor (Parnamirim) e Hospital Regional Tarcísio Maia (Mossoró).


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!