quinta-feira, setembro 20, 2012

Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro investe na Educação de seus alunos através de feiras de ciência


A educação brasileira, Não é tida como esperado pelos professores, alunos e diretores de instituições educacionais. Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola, o que poderia resultar em dados positivos para a sociedade.

A educação brasileira, que em outros contextos históricos era muito mais precária, hoje apresenta avanços significativos no que diz respeito a fatores como infra-estrutura, formação de professores, material didático, inovações tecnológicas, entre outros aspectos que deveriam favorecer a aprendizagem.

Prova de tudo isso é o que vemos na Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro, onde a direção, representada pelo Sr. Geraldo Pinheiro Filho, tem buscado de formas diversificadas, fazer com que o aluno de hoje, leve em sua bagagem o maior conteúdo possível para o seu futuro profissional.

A escola tem investido na formação dos seus educandos de maneira significativa, onde a própria comunidade percebe o quanto a direção tem buscado prender a atenção do aluno em busca de conhecimentos.

Desta vez, para protagonizar uma educação de qualidade, depois de uma comemoração especial ao dia do estudante, traz mais uma dinâmica de aprendizagem para seus discentes, que é a feira de ciência organizada pela instituição de ensino, como forma de incentivar o conhecimento, assim como relatou a nossa reportagem as representantes da 13ª DIRED de Apodi/RN que também vieram prestigiar a feira de ciências da escola.

Francisca, mais conhecida por Nega relatou sobre a importância da feira de ciência na escola, principalmente pela dedicação de professores e alunos classificando como um excelente trabalho. Já Silvana, a nossa reportagem fez um questionamento sobre a importância das feiras de ciências nas escolas, onde a mesma nos declarou que “a feira de ciência tem uma grande importância, porque o aluno hoje ele gosta de trabalhar essa parte científica, ele não fica preso somente aos conteúdos teóricos, mas ir fazer a pesquisa, ir procurar mesmo a veracidade das coisas, o que é realmente cientifico para o aluno. Pois é muito importante, porque ele aprende, o processo de aprendizagem dele é muito mais significativo numa feira dessa do que simplesmente só uma aula teórica que ele esteja assistindo com o professor, aqui ele esta vivendo história como também  provando que essa história foi realidade” avaliou Silvana.

O diretor da escola Geraldinho, relatou a importância da feiras de ciência, que são realizadas pela escola, onde “a teoria     do dia-a-dia colocada em prática, onde estamos vendo isso nos projetos executados pelos alunos, com uma participação muito grande dos alunos e de outras escolas” relatou o diretor. Está é a segunda feira realizada pela escola na direção de Geraldinho.

A Feira de Ciências é um dos principais eventos que estão sendo questionados na educação. A Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro elaborou atividades a serem desempenhadas com o objetivo de realizar o ato de educar o aluno. As exposições são consideradas uma das formas mais eficientes de divulgação científica. Onde cada professor auxiliou seus alunos nas divulgações dos conhecimentos para os visitantes.


O professor de química, Edson Júnior, ficou responsável em orientar os alunos da turma do 1º Ano “B” Matutino levando para os seus visitantes o conhecimento sobre os processos de separação de misturas, pois, de acordo com o professor Edson Júnior esse processo alguns são feitos no dia-a-dia e outros nas indústrias, tendo como objetivo mostrar o nome cientifico desse processo as escolas visitantes. Mostrando o exemplo do processo de filtração que é o mesmo utilizado para se fazer café e é feito em casa, e algumas pessoas não conhecem. O aluno Rafael expôs para nossa reportagem com é realizado o processo de separação do óleo e da água, utilizando o Beque e o funil de decapitação.


A professora de Biologia, Neci Praxedes, orientou a os alunos do 1º Ano “A”. A turma foi dividia em dois grupos para apresentar o labirinto sanguíneo e a membrana plasmática. A aluna Joice é responsável por fazer a coleta do sangue dos visitantes para detectar o tipo sanguíneo. Utilizando a lâmina ela separa em grupo A, B e O, usando os soros anti A, anti O e o Anti B, através da reação do sangue coletado na lâmina, sabe-se o tipo sanguíneo do visitante.


O professor de História e Geografia, Regis Neto, auxilia os alunos da turma do 3º ano “B” Noturno, segundo o professor, foi realizada uma pesquisa, sobre      a história do grupo de Lampião, apresentando para os visitantes os costumes, hábitos, o motivo pelo qual Lampião entrou para o cangaço.


Eronildes que é professor de matemática, deu suporte aos alunos do 1º Ano “C” Noturno, apresentando o projeto do Índice de Massa Corporal (IMC) para diagnosticar se a pessoa esta acima do peso, está obeso ou com o peso normal. A aluna Jaqueline relatou a importância dos cuidados que cada um deve ter com sua massa corporal.



A turma do 3º Ano “A” Matutino juntamente com a professora Acenilda, apresentavam aos seus visitantes a trajetória da mulher, como ela era tratada antigamente dentro da sociedade e hoje como a ela é vista. As alunas Raiane e Poliana expunham aos visitantes a sexualidade da mulher na antiguidade retratando a inferioridade dela em relação aos dias de hoje, sendo submissa ao homem, por ter vindo da costela de Adão.


O Professor de Língua Portuguesa e Literatura, Moisés Praxedes, com os membros do 2º Ano “B” Noturno, apresentavam as curiosidades da Língua Portuguesa, como o surgimento de alguns termos como o gaúcho e o potiguar. Também o jogo Soletrando do Luciano Ruck, que foi a sensação do projeto apresentado pelos alunos.



Por fim a sala de Metodologia, onde a Professora orientadora Rivanilda e os alunos do 2º Ano “A e B”, apresentaram os métodos de ensino, que é a aula expositiva, leitura e o uso da multimídea, onde o aluno Yanke Filgueira ia mostrando a importância da leitura na vida do educando.

É importante destacar que esse projeto apresentado pelos alunos do 2º ano vai ser apresentado na cidade de Apodi/RN no dia 26 de setembro em uma exposição cientifica, tendo como orientadora as professoras Rivanilda e Rosivânia. Para isso foi feito a divisão da turma em três de 14 alunos cada uma, com o mesmo conteúdo, em seguida, foi empregado um questionário, onde com o resultado todos os métodos de ensino são válidos, mas a aula expositiva é a que deixa mais na memória do aluno.

A professora Rosivânia disse ser gratificante poder representar a escola, assim como o município de Itaú-RN nesse projeto, porque os alunos se empenharam e diante desse trabalho em conjunto surtiu efeito. Onde a mesma nos relata que não foi um projeto de imediato; ao longo do tempo foi desenvolvida essa tarefa através de etapas, para poder chegar a esse objetivo.

A Maioria das escolas prestigiaram a feira de ciências apresenta pela Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro. Sandro Resende professor das escolas José Pôrto de Queiroz e Vitória do Saber como Edineide de Freitas da Escola Dinarte Mariz relataram a importância desse projeto no processo de ensino aprendizagem dos alunos, assim como falou Edineide, mesmo trazendo crianças pequenas é possível sim eles absorverem algo na feira, pois ali existe um leque muito grande de variedades e sabe que algo ali chamaria a atenção dos educandos. Já Sandro relatou a importância da pesquisa, em que cada aluno vive a experiência in loco em busca do conhecimento para transmitir aos ouvintes.

A Feira de ciência encerrou a noite com apresentação do grupo de dança e apresentação de Cangaço de Lampião.











Confira demais fotos aqui

Arlindo Maia da Redação do Cidade News.

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