quarta-feira, janeiro 26, 2022

Coordenador do Enem deixa o cargo após oito meses

Fazendo upload: 80716 de 80716 bytes.


O diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Anderson Soares Furtado Oliveira, deixou o cargo oito meses após assumir a função. A exoneração dele, a pedido, foi publicada no "Diário Oficial da União". Furtado era responsável pela coordenação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Para o lugar dele, o governo nomeou Michele Cristina Silva Melo. Ela até então era diretora de Estudos Educacionais do Inep.


Em novembro, Furtado se solidarizou com os funcionários que pediram demissão de cargos comissionados no órgão, a duas semanas do Enem.


Na época, em um ofício enviado a chefias, o diretor pediu valorização dos servidores e um "consenso" para que eles permaneçam nos postos. Anderson afirma ainda que a alta gestão do Inep deve "fornecer condições para os servidores e colaboradores trazerem excelência nessas entregas" e que "não deve jamais representar um fator dificultador a mais".


Ao pedir a demissão, Furtado escreveu uma carta para o Inep. Nela, diz que saiu por prioridades exclusivas da vida pessoal.


"Conforme tratado anteriormente, prioridades exclusivamente de ordem pessoal me conduzem a esta decisão de foro íntimo. Tenho a convicção que esta saída imediata possibilitará uma substituição oportuna, não comprometendo os cronogramas e os ciclos avaliativos previstos para 2022", escreveu o agora ex-diretor.


Demissões em série

A demissão em massa no Inep ocorreu no dia 8 de novembro. Quatro dias antes, um grupo de funcionários já tinha participado de um ato em frente à sede do órgão, em Brasília. Entre os problemas citados pelo grupo, estavam desmonte nas estruturas de planejamento do Enem e as trocas de chefia no instituto.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!