domingo, outubro 02, 2022

Eleitores esperam até 4 horas para votar no RN; TRE diz que filas estão dentro da normalidade e que quem chegar até 17h terá direito ao voto garantido

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) classificou que as filas que foram registradas durante a manhã neste domingo (2) nas eleições estão "dentro da normalidade". Em alguns casos, a espera dos eleitores passou de 4 horas entre a chegada no local e a conclusão da votação.


Eleitores aguardaram nos corredores do Colégio CEI, em Capim Macio, na zona Sul de Natal — Foto: Cedida


Filas dentro da normalidade


De acordo com o TRE-RN, os atrasos registrados tem dois motivos principais. "Primeiro, porque temos cinco telas de votação e, além disso, temos a coleta da digital do eleitor. São dois fatos que fazem com que o eleitor demore mais tempo na seção eleitoral. Esse atraso é normal", afirmou Andréa Campos, Coordenadora de Direitos Políticos e Cadastro Eleitoral da Corregedoria Regional Eleitoral do RN.


Ela ressaltou que o eleitor que chegar ao local de votação até às 17h terá o direito ao voto garantido.


Longa espera


Na Escola Corujinha, na zona Oeste de Natal, a espera chegou a quatro horas. — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi


Na zona Oeste de Natal, também foi registrada a formação de filas. Na Escola Corujinha, a espera foi de até 4 horas. É o caso da dona de casa Jaciara Martins, que ainda não tinha conseguido votar e ainda não almoçou enquanto aguarda na fila.


"Não vou desistir. Esse ano está bem mais demorado em comparação com 2018", afirmou a dona de casa, que estava na companhia de seus dois filhos.


Uma das pessoas que esperou mais tempo do que estava acostumada foi a dona de casa Magna Barbalho, de 66 anos. Ela vota no Colégio Hipócrates, no bairro de Candelária, na zona Sul de Natal, e afirmou que o tempo de espera superou outros anos.


"Aumentou muito. Esse ano parece que teve gente que tirou o título (de eleitor) da gaveta e vieram todo mundo votar com a maior vontade", afirmou.


Em Mossoró, os eleitores também enfrentaram longas filas. "Já tô pra desistir. A fila tá grande, não saímos do lugar, está muito lento. Além disso, o calor tá demais", afirmou Wanderleia Fonseca, de 26 anos. Ela aguardava na fila da Escola Abel Coelho.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!