domingo, outubro 02, 2022

Briga em jogo de futebol deixa mais de 170 mortos na Indonésia

Ao menos 174 pessoas morreram depois que torcedores enfurecidos invadiram o gramado após um jogo de futebol em Malang, Indonésia, na noite deste sábado (1º), informaram autoridades locais. Segundo relatos, para tentar conter a invasão, polícia respondeu com bombas de gás lacrimogêneo. Muitas vítimas foram pisoteadas até a morte.


Torcedores do Arema FC invadiram o gramado do estádio Kanjuruhan, em Malang, no oeste do país, depois que seu o time perdeu por 3 a 2 para o Persebaya Surabaya. Foi a primeira derrota em mais de duas décadas para o arquirrival da equipe.


A polícia tentou fazer com que os torcedores voltassem às arquibancadas e disparou gás lacrimogêneo na direção das arquibancadas depois que dois policiais foram mortos.


"Eles correram para a saída. Houve, então, uma aglomeração e no processo ficaram sem ar", relatou Afinta.


O governo indonésio se desculpou pelo incidente e prometeu investigar as circunstâncias da tragédia.


O ministro de Esportes e Juventude da Indonésia, Zainudin Amali, informou que as autoridades devem reavaliar a segurança em jogos de futebol. O governo também considera proibir espectadores nos jogos após o ocorrido.


"Lamentamos pelo incidente [...]. Trata-se de um incidente lamentável, que 'fere' nosso futebol em um momento em que os torcedores podem assistir a partidas no estádio", disse Amali à emissora Kompas.


"Nós avaliamos rigorosamente a organização da partida e a presença dos torcedores. Voltaremos a proibir a presença da torcida nas partidas? Isto é o que vamos discutir."


Foto de 1º de outubro de 2022 mostra policial perto de cordão de isolamento ao lado de caminhão queimado do lado de fora do estádio Kanjuruhan, em Malang, na Indonésia, onde briga generalizada deixou ao menos 127 mortos depois que torcedores invadiram o campo — Foto: AFP


Fonte: France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!