segunda-feira, setembro 26, 2022

PMs espancam jovem com socos, chutes, golpes de cassetete e spray de pimenta; polícia investiga agressões

Um jovem foi espancado por policiais militares no Cais de Santa Rita, no Centro do Recife. Vídeos enviados para o WhatsApp a TV Globo mostram o momento em que ao menos sies PMs partem para cima do rapaz, que é atingido por murros, chutes, golpes de cassetete e jato de spray de pimenta


O caso é investigado pela Secretaria de Defesa Social (SDS). A Corregedoria-Geral da pasta informou que abriu uma apuração preliminar (veja nota no fim da matéria).


O flagrante foi registrado por testemunhas na noite de sexta (23), mas o caso ganhou repercussão nas redes sociais nesta segunda (26).


PMs são flagrados agredindo jovem em terminal de ônibus no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp


Um jovem compartilhou as imagens no Instagram e disse que um amigo dele filmou as agressões. Ele disse que chegou a retirar as informações das redes sociais, por temer represálias.


Segundo essa pessoa, tudo aconteceu quando o rapaz espancado tentava argumentar com os policiais que não era verdadeira a denúncia de que ele fazia parte de um grupo que não teria pago passagem no coletivo.


Esse jovem, que preferiu não ser identificado, contou que o grupo foi retirado do ônibus por suspeita de tentar andar no coletivo sem pagar.


O rapaz que aparece no vídeo de camisa azul estaria dizendo aos PMs que era inocente e que não tinha envolvimento com nenhum grupo.



Ainda segundo testemunhas, um grupo de jovens voltava em um evento no Bairro do Recife, quando alguns deles, de fato, pularam a catraca do ônibus. O jovem espancado tentou explicar para os policiais que o motorista tinha alegado não ter troco.


"Era isso que ele estava dizendo para os policiais. O motorista mandou todo mundo sair do ônibus. O rapaz disse aos PMs que era trabalhador. Um dos PMs questionou se não era trabalhador também. Aí, deu um tapa nas costas do menino", afirmou um jovem, em entrevista ao g1.


“Estamos cansados. Esse é o tratamento da Polícia Militar de Pernambuco com jovens de periferia. Isso tudo porque alguns deles não pagaram passagem para entrar no ônibus. O de azul pagou, foi reivindicar e foi expulso do ônibus. E esse foi o resultado. Uma verdadeira covardia”, escreveu a pessoa no Instagram.


Jovem de camisa azul é espancado por PMs no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp


No vídeo, é possível acompanhar o momento em que o rapaz, que não teve o nome divulgado, fala com os policiais. As imagens são fortes.


A primeira agressão parte de um policial que usa óculos. Ele dá uma tapa nas costas do rapaz. Esse mesmo PM tira um tubo do bolso da camisa e dispara jatos contra a vítima.


Nesse momento, outro policial desfere pelo menos três golpes de cassetete no jovem. Outros PMs participam das agressões com murros.


Outro vídeo mostra o jovem de camisa azul caído no chão. Os PMs estão em volta dele, chutando e dando muros. Um dos policiais desfere os golpes na vítima, que está deitada.


O que diz o governo

Por meio de nota, a PM afirmou que o comando do 16º BPM “tomou conhecimento do vídeo que está circulando nas redes sociais”.


Disse, ainda, que “identificou os policiais envolvidos na ocorrência no Cais de Santa Rita e abriu procedimento administrativo para apurar os fatos”.


Ainda segundo a SDS, a vítima não tinha ido até a sede da Corregedoria-Geral até o início da tarde desta segunda.


A secretaria disse que está "à disposição para tomar o depoimento da vítima e testemunhas para, desta forma, iniciar a investigação disciplinar dos fatos contidos no vídeo”.



A queixa pode ser prestada todos dias da semana, nas 24 horas do dia, no endereço do órgão, na Avenida Conde da Boa Vista, 428. Informações e orientações pelo fone (81) 3184-2714


O g1 entrou em contato com o Grane Recife Consórcio, gesto do sistema, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!