quarta-feira, maio 16, 2012

Marcha de estudantes reivindica retorno das aulas

uern_entrada_campus_central

Enquanto professores e técnicos-administrativos da Uern se mobilizam para fortalecer a greve e justificá-la à opinião pública através de manifestações, os alunos da Universidade se valem do mesmo instrumento para protestar contra a paralisação. Esse é um dos objetivos da II Marcha da Educação de Mossoró, amanhã, na avenida Presidente Dutra.
Grupo de estudantes vai se concentrar às 16h, próximo ao Hotel VillaOeste, de onde seguirão em caminhada até o Centro de Mossoró. Além de protestar em favor do retorno das aulas, a mobilização reivindica melhorias urgentes na Universidade.
A organização justifica o protesto contra a greve à irregularidade do calendário universitário, o que atrasa a conclusão de cursos e desestimula acadêmicos. Em relação às melhorias, o ato pleiteia mais investimento em estrutura física, segurança no campus, entre outros pleitos em favor do corpo discente.
Para a II Marcha da Educação de Mossoró, estão convocados estudantes de outras instituições e todos que defendem educação de melhor qualidade, a fim de tornar o movimento não apenas restrito à Uern, mas que contemple a educação pública em geral, defendendo benefícios também para os ensinos Médio e Fundamental. 
Mestrado em Letras suspende as aulas devido à paralisação dos servidores

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) suspendeu as aulas devido à greve na instituição, iniciada no último dia 3. A coordenadora do Mestrado, professora Maria Edileuza da Costa, justifica não haver lógica parar as aulas da graduação e continuar as da pós-graduação.
"Os professores da pós-graduação não recebem diferenciado dos demais, por esse motivo aderimos à greve. Continuamos somente com as atividades que já estavam marcadas antes do início do movimento paredista, como defesas e qualificações", explica.
Ela acrescenta que uma reunião com os estudantes, amanhã, às 8h, explicará o motivo da paralisação e outras dúvidas que estão surgindo. O Mestrado em Letras funciona em Pau dos Ferros, local de manifestação hoje, promovida pelos servidores da Uern em defesa do fortalecimento da Universidade.
O ato reunirá professores e técnicos-administrativos da Uern que realizarão caminhada com panfletagem pelas ruas do centro de Pau dos Ferros. A atividade objetiva informar a população sobre a greve dos servidores, que exigem o cumprimento do acordo firmado com o Governo do Estado em setembro do ano passado.
A programação começa às 8h30, no Campus da Uern em Pau dos Ferros, de onde os manifestantes sairão em carreata até a avenida Getúlio Vargas (em frente ao Restaurante Popular), local da concentração. Depois, os grevistas farão caminhada pelas ruas do Centro.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!