sexta-feira, setembro 20, 2013

Turistas brasileiros ilhados deixam balneário no México nesta sexta

O grupo de 39 turistas brasileiros de terceira idade que pediram ajuda ao consulado e à embaixada do Brasil no México após ficarem isolados pelas chuvas torrenciais provocadas pelo furacão Manuel, que atingiram a região da cidade de Acapulco, no estado de Guerrero, será resgatado na tarde desta sexta-feira (20).
Segundo Luiz Guilherme da Silva, cônsul geral adjunto responsável pelo consulado do Brasil no México, os idosos devem chegar ao aeroporto de Acapulco por volta das 13h locais e serão transportados por um voo comercial para a Cidade do México. O grupo deve chegar à capital mexicana ainda nesta noite.
O traslado foi conseguido devido a uma parceria entre o governo mexicano com as empresas áereas locais, já que o resgate do grupo exigia cuidados por ser formado por idosos. Os turistas não poderiam ser transportados por aviões militares cargueiros - que estão resgatando a população local -, já que as aeronaves são despressurizadas, não contém assentos e poderiam causar algum dano à saúde deles.

Entenda o caso
O grupo de turistas fez contato com o consulado na terça-feira (17) e pediu ajuda por estar assustado e isolado com a situação no país.
De acordo com Pablo Braga Costa Pereira, assessor da embaixada brasileira no México, as pessoas conseguiram ser hospedadas em um hotel com água potável e comida, e até um médico foi deslocado ao local para prestar a assistência necessária.
Todas as medidas de segurança, segundo o cônsul Luiz Guilherme, estão sendo tomadas em conjunto com o governo mexicano. Até o momento, segundo ele, não há notícias de nenhuma vítima brasileira no país.
As tempestades já deixaram pelo menos 97 mortos e mais de 50 mil desabrigados no país.
Por conta das chuvas, o trajeto de Acapulco para a capital Cidade do México continua sendo feito por aviões militares e uma exceção foi aberta para os turistas brasileiros. Segundo Luiz Guilherme, cerca de 22 voos militares estão sendo feitos por dia no aeroporto local, mas, como ele está parcialmente alagado, boa parte deles acabam sendo cancelados.
A embaixada brasileira no México ressaltou que não sabe dizer ao certo quantos brasileiros estão no país no momento, mas que já informou tanto a Defesa Civil quanto a secretaria que cuida de desastres naturais na região para auxiliá-los.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!