sexta-feira, setembro 20, 2013

A resistência ao bando de Lampião no Auto da Liberdade 2013

A resistência de Mossoró ao bando de Lampião tem espaço garantido no Auto da Liberdade 2013. Esse ato que rememora o espírito de bravura dos mossoroenses no século 20 será dirigido por Dionísio do Apodi, que comandará 14 atores.

O ato terá aproximadamente 40 minutos e será o mais longo apesar do elenco reduzido. O diretor está apostando na versatilidade do grupo para envolver o público que será induzido a também participar do espetáculo.

Ao contrário do que muitos possam imaginar, este ato não será retratado nos moldes do espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró, encenado tradicionalmente no mês de junho e que também reconta a história de resistência aos cangaceiros.

“É um desafio contar uma história que as pessoas estão acostumadas a acompanhar em outro espetáculo, mas no Auto da Liberdade faremos uso de técnicas que envolverão o público, ou seja, as pessoas serão convidadas a participar do espetáculo”, falou Dionísio, acrescentando que pretende estimular a plateia a pensar criticamente sobre esse importante momento histórico.

“As pessoas precisam torcer pela resistência e não por Lampião que foi um bandido. Por isso elas serão convidadas a colocar o Lampião pra correr e mais, a pensar sobre os ‘Lampiões’ da atualidade”, destacou.

O formato escolhido por Dionísio será o de arena, o mesmo adotado por Nonato Santos que dirigirá o ato da Abolição. Através do círculo, a plateia terá maior ampliação de visão e participação.

Em cena, os atores farão uso de vários recursos e instrumentos musicais. A batalha entre os nativos e forasteiros desordeiros terá direito a sanfona, flauta transversal, pífaro, percussão e violino.

“A trilha sonora montada por Cláudio Henrique está fantástica. Em alguns momentos ensinaremos as músicas para a plateia cantar junto, aumentando a integração. Tenho certeza de que as pessoas vão gostar por isso reitero o convite para que participem”, concluiu Dionísio, que tem larga experiência em teatro de rua.



RESISTÊNCIA- Mossoró é conhecida como a única cidade do Nordeste a expulsar Lampião e o seu bando sem a ajuda das forças militares e unicamente com a participação do povo da cidade que se armou e abateu um dos mais importantes membros do bando de Lampião, um cangaceiro chamado de Jararaca. Desde então, a cidade ficou conhecida como a terra da resistência.

Foi da cidade, em 1927, que o cangaceiro e seu bando correram em busca do sertão cearense. Naquele tempo, Lampião era tido como o "rei do Nordeste", e apenas a citação de seu nome causava temor a quem ouvisse. Não se discute se era bandido ou vítima do sistema, como apregoam alguns historiadores, mas o certo é que Virgulino Ferreira da Silva fez história, e Mossoró, a exemplo de outras cidades do semi-árido nordestino, faz parte desse enredo, que hoje é contado – em fotos e textos – em exposição permanente no Memorial da Resistência.

FICHA TÉCNICA

O Auto da Liberdade 2013

Ato: Memorial da Resistência Inspirado na obra de Crispiniano Neto

Dramaturgia e Encenação: Dionízio do Apodi

Diretor Musical: Cláudio Henrique

Instrutor de Percussão: Osman Carlos Figurinos

Adereços: Rivelino Moura

Produção: Alana Azevedo

Assistente de Produção: Jéfferson Ranielly

Elenco: Aninha Nunes; Antônio Marcos; Cícero Lima; Danilo Jackson; Dayanne Nunes; Diego Ventura; Euclides Flor; Igor Moreira; Marilha Kardenally; Maurício Erick; Maxson Ariton; Rosi Reis; Thiago Bento e Wesley Matheus

PROGRAMAÇÃO

DATA: 23, 24, 25 e 26 de setembro de 2013

HORÁRIO:

17:30 H – APRESENTAÇÕES LOCAIS

18:00 H – AUTO DA LIBERDADE

LOCAIS DE APRESENTAÇÃO:

CONJ. INDEPENDÊNCIA

PRAÇA DO CONJ. INDEPENDÊNCIA - RUA NICÁCIA COSTA ARAÚJO (próximo ao posto de saúde)

Dia 23 – Motim das Mulheres

Dia 24 – Abolição da Escravatura

Dia 25 – 1º Voto Feminino

Dia 26 – Memorial da Resistência

ABOLIÇÃO IV

PRAÇA DO ABOLIÇÃO IV – AV. PRESIDENTE COSTA E SILVA

Dia 23 – Memorial da Resistência

Dia 24 – Motim das Mulheres

Dia 25 – Abolição da Escravatura

Dia 26 – 1º Voto Feminino

BELO HORIZONTE

PRAÇA DO BELO HORIZONTE – ENTRE AS RUAS MARINHO DANTAS E A RUA MÁRIO CÂMARA

Dia 23 – 1º Voto Feminino

Dia 24 – Memorial da Resistência

Dia 25 – Motim das Mulheres

Dia 26 – Abolição da Escravatura 

CONJ. NOVA VIDA

PRAÇA DO NOVA VIDA – R. RAFAEL MOSSOROENSE DA GLÓRIA

Dia 23 – Abolição da Escravatura

Dia 24 – 1º Voto Feminino

Dia 25 – Memorial da Resistência

Dia 26 – Motim das Mulheres

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!