sábado, novembro 19, 2011

RN tem mais de 26 mil casos notificados

dengue

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou ontem, 18, mais um boletim epidemiológico com os números da dengue no Rio Grande do Norte. De acordo com o Programa Estadual de Combate à Dengue, foram notificados no Estado, até o último dia 5 de novembro, 26.104 casos de dengue, sendo 11.722 confirmados.
Os dez municípios que apresentam incidência alta da doença e o maior número de casos notificados são: Natal (8.833 casos), Mossoró (2.405), Parnamirim (1.716), Santa Cruz (1.052), São Gonçalo do Amarante (680), João Câmara (644), Macaíba (536), Nova Cruz (440), Pau dos Ferros (406) e São Paulo do Potengi (385).
De acordo com o Programa Estadual de Controle da Dengue, a população deve continuar tomando as medidas de prevenção, sobretudo por meio da eliminação de criadouros, para combater a dengue.
A secretaria alerta que, com a proximidade do verão, as ações para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti devem ser intensificadas.
Conforme a Sesap, os métodos para evitar o surgimento do mosquito são simples e de conhecimento de todos. A secretaria orienta a população a não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nos pneus, para evitar o acúmulo de água. Também não se deve deixar água acumulada sobre a laje da residência nem nas calhas, removendo folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.
Outro cuidado importante é com a vasilha embaixo dos vasos de plantas, que não pode ter água parada e deve ficar seca ou coberta com areia. As caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas, como também qualquer outro tipo de reservatório de água.
Vasilhas que servem para animais não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar. Garrafas, latas ou copos devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados, devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado), entre outras medidas para se evitar acúmulo de água.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!