quinta-feira, janeiro 31, 2013

Santa Maria terá Força Nacional do SUS


O governo federal anunciou, nesta quinta-feira, a criação de um novo gabinete da Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O gabinete tem o objetivo de atender as vítimas do incêndio que atingiu a boate Kiss na madruga do último domingo. 


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também divulgou nesta tarde o balanço de vítimas que seguem internadas em estado crítico. Ao todo, 71 pessoas estão nessa situação. Vinte deles sofreram graves queimaduras e 50 tiveram problemas respiratórios.

Segundo o governo do Rio Grande do Sul, 11 pacientes que estão internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) já respiram sem a necessidade de ventilação mecânica. 

Ao todo, 138 pessoas estão internadas nas cidades de Santa Maria, Porto Alegre, Canoas, Ijuí e Caxias do Sul: 51 em enfermarias ou em observação e 87 em UTI. 


O secretário de Saúde de Porto Alegre, Marcelo Bósio, enalteceu o trabalho dos profissionais de saúde envolvido no cuidado às vítimas. "Desde o acolhimento dos feridos em Santa Maria, passando pela avaliação de quem precisava de transferência, o transporte aéreo com suporte terrestre do Samu, até o atendimento em Porto Alegre, todo este processo reuniu muitos profissionais que fizeram a diferença", disse.

Além deles, 20 profissionais de saúde mental vão continuar trabalhando 24 horas por dia na cidade. 

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!