quinta-feira, janeiro 31, 2013

Nº de internados diminui após incêndio; 76 respiram com aparelhos


O estado de saúde da maior parte dos 138 pacientes internados devido à tragédia na boate Kiss, em Santa Maria (RS), ocorrida no último domingo (27), permanece estável ou com leves sinais de melhora.

A informação foi divulgada pelas autoridades de saúde na manhã desta quinta-feira, em balanço atualizado do número de atendimentos realizados até agora. Desde ontem, o número de internados reduziu em quatro pessoas.
Os 138 pacientes estão em hospitais de Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Caxias do Sul e Ijuí.

No total, ainda há 87 pessoas em UTIs, sendo 29 em Santa Maria e 57 em Porto Alegre e região metropolitana. Desses pacientes internados em UTIs, 11 já respiram sem a necessidade de ventilação mecânica.

Ao todo, foram atendidos 568 pacientes vítimas do incêndio nos hospitais do Estado.

A entrevista coletiva contou com representantes da Secretaria Estadual de Saúde, do Ministério da Saúde, da Prefeitura de Porto Alegre e de hospitais envolvidos no atendimento aos feridos no incêndio da boate Kiss.

De acordo com os médicos, de quarta para quinta-feira, três pacientes deixaram a UTI e foram para o quarto no Hospital Mãe de Deus e no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

É o caso do estudante Guilherme Ferreira da Luz, 25, um dos jovens que aparece derrubando a parede da boate com uma marreta. Internado no Hospital de Clínicas, ele foi transferido para o quarto ontem.

"Estamos acompanhando a situação das UTIs e vendo que há uma melhora em relação aos pacientes. Temos ainda casos muito sérios, mas há um progresso positivo", destacou o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni.

Todos os pacientes internados em UTI são considerados em estado crítico e com risco de morte, mas a avaliação é de que a maior parte vem apresentando um quadro de saúde estável.

Segundo o diretor superintendente do Grupo Hospitalar Conceição e representante do Ministério da Saúde, Carlos Eduardo Nery Paes, na terça-feira (29), 95% dos pacientes havia apresentado ligeira melhora ou quadro estável. "De ontem para hoje a situação é similar", destacou.

"Evidentemente que é preciso manter o alerta e o acompanhamento, mas nossa expectativa é de um desfecho positivo", afirmou o médico.

Os médicos destacaram a agilidade na transferência de 56 feridos de Santa Maria para Porto Alegre num espaço de dois dias, com o trabalho da Força Aérea Brasileira, do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e dos hospitais públicos e privados.

Até a tarde de hoje, uma das pessoas que estava internada morreu. Trata-se de Gustavo Marques Gonçalves, 21, que sofreu queimaduras graves e teve morte cerebral na terça-feira.

BOLETIM DA SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE

NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE

- Hospital Pronto Socorro de Porto Alegre: 4 pacientes em UTI no total (todos com ventilação mecânica);
- Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre: 10 pacientes no total --1 em enfermaria e 9 em UTI (destes, 8 ventilação mecânica e 1 sem);
- Hospital Cristo Redentor de Porto Alegre: 7 pacientes em UTI no total (todos com ventilação mecânica);
- Hospital de Clínicas de Porto Alegre: 18 pacientes no total --2 em enfermaria e 16 em UTI (destes, 14 com ventilação mecânica e 02 sem);
- Hospital Conceição de Porto Alegre: 8 pacientes em UTI no total (destes, 7 com ventilação mecânica e 1 sem);
- Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre: 4 pacientes em UTI no total (destes 1 com ventilação mecânica e 3 sem);
- Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre: 6 pacientes em UTI no total (destes 5 com ventilação mecânica e 1 sem);
- Hospital Universitário da Ulbra de Canoas: 3 pacientes em UTI no total (2 com ventilação mecânica e 1 sem).

Total Região Metropolitana: 60 pacientes no total --3 em enfermaria e 57 em UTI (destes, 48 com ventilação mecânica e 9 sem).

EM SANTA MARIA

- Pacientes em UTI: 29 (27 com ventilação mecânica e 02 sem).
Esses pacientes estão distribuídos no Hospital de Caridade (22, sendo um sem ventilação mecânica), Hospital Universitário (3, sendo um sem ventilação mecânica) e Hospital São Francisco (4, todos com ventilação mecânica).

- Pacientes em enfermarias ou em observação: 47
Esses pacientes estão distribuídos entre os hospitais e pronto atendimentos da cidade.

Total de Santa Maria: 76 pacientes --47 em enfermarias ou em observação e 29 em UTI (destes, 27 com ventilação mecânica e 02 sem).

EM OUTRAS CIDADES

- Hospital de Ijuí: 1 paciente em enfermaria (recebeu alta da UTI na quarta-feira);
- Hospital da Unimed de Caxias do Sul: 1 paciente na UTI com ventilação mecânica.

Total Geral do Estado: 138 pacientes internados --51 em enfermarias ou em observação e 87 em UTI (destes, 76 com respiração por ventilação mecânica e 11 sem).

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!