terça-feira, julho 11, 2023

Natal estuda alternativa emergencial para amenizar erosão no Morro do Careca

Morro do Careca tem sofrido com erosão ocasionada pela maré e ventos - Foto - Alex Régis

O Poder Público não vai aguardar a engorda da Praia de Ponta Negra para agir com relação à erosão do Morro do Careca. A Prefeitura do Natal está analisado uma alternativas para fazer, de maneira emergencial, uma contenção na área afetadas. A ideia surgiu após reunião entre representantes do Município, do Idema e deputados estaduais.


Na segunda-feira (11), Idema e Prefeitura tiveram encontro para tratar sobre o andamento da emissão de licença prévia para as obras da engorda de Ponta Negra. Contudo, em encontro promovido pela Frente Parlamentar do Turismo da Assembleia Legislativa, técnicos do Idema sugeriram que o Município encaminhasse um pedido específico para, de maneira emergencial, fazer uma contenção da área do Morro do Careca que está se "transformando" em uma falésia.


No encontro, foram cogitadas duas hipóteses: a utilização de sacos de areia ou até dos blocos que estão sendo confeccionados para o enrocamento da orla urbana de Natal. Apesar de ainda não haver uma definição, a sugestão de técnicos do próprio Idema foram de que sacos de areia fossem utilizados para que não houvesse um impacto tão grande na paisagem da orla.  


No momento, porém, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) não trata sobre o assunto porque ainda vai analisar a ideia e, em pelo menos duas semanas, haverá um levantamento sobre a melhor alternativas para o local, que é uma faixa de aproximadamente 150 metros. O secretário Thiago Mesquita informou que serão observados exemplos de ações semelhantes realizadas em outros locais, assim como tecnologias aplicadas, para definir como será o projeto.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!