sexta-feira, fevereiro 01, 2013

Russo que sobreviveu a acidente com bola gigante inflável relembra os momentos de pânico


Denis (esquerda) e o amigo, Vladimir

O rapaz que sobreviveu ao acidente com uma esfera inflável gigante na região do Cáucaso, na Rússia, falou pela primeira vez sobre o assunto. Vladimir Scherbov, de 33 anos, disse ao tabloide britânico The Sun que jamais esquecerá o que aconteceu com ele e com o melhor amigo, Denis Burakov, de 27 anos.
Os dois desceram uma rampa de esqui no resort Dombai dentro de uma esfera inflável, conhecida como Zorb. Mas os organizadores da atração não conseguiram conter a bola gigante no pé da rampa, e os dois rolaram montanha abaixo, sem freios.
- Havia medo nos nossos olhos, mas não houve gritos nem berros. Foi a cena mais inesquecível da minha vida, ver os olhos de Denis assim, na minha frente - desabafou ele.
Denis fraturou as vértebras, sofreu concussão cerebral e morreu a caminho do hospital. A queda ainda danificou os pulmões e coração do russo, que tinha duas filhas pequenas. Vladimir passou alguns dias em observação no hospital.

A bola gigante desceu montanha abaixo

O sobrevivente contou que foi convencido por Denis a descer a montanha congelada dentro da Zorb. Segundo ele, o amigo adorava esportes de adrenalina. Os dois estavam no resort com um grupo de sete pessoas.
- Foi a primeira vez na minha vida que eu vi uma Zorb gigante e fui imediatamente atraído por ela. Vimos um dos organizadores descendo a montanha, enquanto estávamos sentados em um café, e estar dentro de uma bola gigante, descendo o pico, pareceu espetacular. Pensamos que era seguro, em um lugar onde as pessoas estavam se divertindo, e pensamos que as pessoas que haviam levado a Zorb para lá sabiam o que estavam fazendo - contou Vladimir.
Ele e Denis foram amarrados à parede da esfera gigante, com cintos de segurança. Eles foram os primeiros turistas a experimentarem a atração, que havia acabado de ser montada.
- É como quando você pega um ônibus. Ninguém pergunta ao motorista se ele tem carteira de habilitação e confere se tudo está bem com o veículo - frisou o russo - Olhando para trás, havia diversas violações, mas não pensei nisso na hora e nunca imaginei que a Zorb iria rolar pelo precipício.
Vladimir contou que, antes de entrar na esfera gigante, sentiu um pressentimento e chegou a desistir de usar a atração do resort. Mas foi convencido por Denis. Ele disse que só desceria com o amigo, e acabou o convencendo.
- Ele disse que não desceria sem mim - recordou Vladimir.

Denis entrando na Zorb, momentos antes do acidente

Assim que a bola começou a descer, Vladimir contou que não sentiu qualquer emoção ou alegria, mas o amigo era só sorrisos. A noiva de Denis, Katia, de 25 anos, observava a brincadeira de longe, e ficou aterrorizada com o acidente. Os dois se casariam em breve, e Vladimir seria o padrinho. O filho de 6 anos de Vladimir também observava a dupla descer a montanha congelada.
- Eu tentei dizer a Denis para se segurar e manter a calma. Estava tentando apoiá-lo, mas sabia que alguma coisa estava muita errada, quando começamos a rolar em queda livre.
Logo, a bola estava caindo com tanta velocidade que os dois não conseguiam mais falar nada.
- Era como estar em uma máquina de lavar com toda a velocidade. As pessoas dizem que a Zorb voou para as rochas em poucos segundos, mas para nós foi uma eternidade.
Com a velocidade da queda, os dois acabaram se desprendendo dos cintos. Vladimir acredita que eles se chocaram dentro da esfera, porque os rostos deles estavam bem machucados. Mas ele não se lembra de tudo porque perdeu a consciência. Depois, eles foram arremessados para fora da esfera, na neve.
- Era muito doloroso respirar e senti o gosto de sangue na minha boca. Meu primeiro pensamento foi ‘onde está Denis?’ Cerca de 15 minutos de passaram, até que ouvi o grito dele e o vi deitado mais acima na montanha, de costas. Ele não conseguia se mover. Tudo o que conseguia fazer era gritar por socorro e levantar os braços.

Ninguém conseguiu conter a esfera

Os dois foram resgatados algum tempo depois, mas Denis morreu no caminho para o hospital. Segundo a mídia local, o resort Dombai não tinha estrutura médica. Também não havia qualquer rede ou grade de proteção na rampa onde as pessoas praticavam esqui.
- Eu não posso acreditar que ele não está mais aqui - disse Vladimir.

Veja o momento do acidente:




Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!