domingo, setembro 29, 2013

Betinho articula tomar PP de Motta

O deputado federal Betinho Rosado articula para assumir o comando estadual do PP, atualmente sob responsabilidade do vereador de Natal Rafael Motta, filho do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta.
O ato de Betinho aprofunda o afastamento entre Motta e a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), cunhada de deputado federal mossoroense.
O presidente da Assembleia já tinha admitido em conversas reservadas que se afastaria da governadora, mas para evitar traumas não faria isso publicamente. No entanto, a atitude do cunhado de Rosalba pode causar preocupações para ela. É que no Palácio José Augusto já se fala em pedido de impeachment.
Estava tudo certo para Ricardo Motta, juntamente com o deputado estadual Raimundo Fernandes, ir para o PP. Os dois conseguiram na Justiça Eleitoral a liberação para deixar o PMN. "Se Betinho assumir o PP, eu não fico. Porque não quero. Já disse. Eu fico onde Ricardo Motta ficar", disse Raimundo Fernandes ao O Jornal de Hoje.
Junto com a dupla também estavam para migrar para o PP Vivaldo Costa, Kelps Lima e Gilson Moura.
Segundo a mídia natalense, é dada como certa a ida de Betinho para o PP. No entanto, há uma possibilidade de uma reviravolta através da influência do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB).
É que tradicionalmente o PP é entregue no Rio Grande do Norte a um político de confiança dele. Foi assim com o ex-governador Fernando Freire e com o falecido deputado Nélio Dias. Desde a morte deste, em 2007, que o PP está sob comando de uma pessoa próxima a Henrique. Por um tempo o hoje vice-governador Robinson Faria (PSD) exerceu influência sobre o partido com o consentimento de Henrique.
O interesse do PP em ceder o diretório estadual a Betinho seria por conta do tempo de TV no horário eleitoral. No entanto, a iniciativa é arriscada porque o parlamentar corre risco de ser cassado por infidelidade partidária.
Outra hipótese a respeito da mudança de comando do PP é a de que a governadora Rosalba Ciarlini também pode ir para a legenda. Atualmente ela está distanciada do senador José Agripino, que por sua vez está mais preocupado em formar uma boa aliança na chapa proporcional para o DEM com o objetivo de garantir a reeleição do deputado federal Felipe Maia.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!