quarta-feira, dezembro 27, 2023

Pacientes esperam até 7 horas por atendimento em UPA na Zona Norte de Natal

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Potengi, Zona Norte de Natal RN — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

Pacientes esperaram até 7 horas para serem atendidos nesta quarta-feira (27) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Potengi, na Zona Norte de Natal.


Esse foi o caso, por exemplo, do frentista Maciel Barros, que chegou por volta das 8h na unidade e só passou pela triagem às 12h. Até 15h, ele não havia entrado ainda na sala de consulta.


"Vieram falar da minha pulseira azul, que é caso de esperar. Beleza. Mas eu cheguei às 8h, vim fazer a triagem de meio dia. Por quê? Se a triagem pode fazer na hora. Se eu tivesse feito a triagem no momento em que eu cheguei, num momento desse eu já teria ido embora", lamentou.


O frentista explicou que procurou a UPA porque está com dor de cabeça, dor de garganta e que, caso não consiga atendimento, vai voltar para casa e comprar um medicamento por conta própria.


A direção da UPA explicou que a demora aconteceu por conta de urgências mais graves que surgiram desde a madrugada desta quarta.


Segundo a direção, ainda durante a manhã dois pacientes que estavam em estado grave tiveram prioridade no atendimento por conta de complicações, o que alterou também a dinâmica dos atendimentos. Os dois pacientes não resistiram e morreram.


Diante da situação de superlotação, uma paciente chegou até a deitar no chão da unidade enquanto não era chamada.


A direção da UPA explicou que a unidade recebeu cerca de 300 pacientes até 15h desta quarta e que atendeu cerca de 120 deles. Segundo a direção, a unidade conta com 4 clínicos gerais. A direção disse ainda que a sala de medicação está lotada de pacientes.


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi procurada pela reportagem da Inter TV Cabugi, mas não se pronunciou até a atualização mais recente desta reportagem.


'Vou ter que esperar'

A costureira Leidjane Moura também viveu uma saga por uma atendimento na UPA Potengi nesta quarta. Ela chegou à unidade às 10h e até 14h não tinha havia sido atendida ainda.



"Eles falam que vai ter a ficha. Eu sei que tem um monte de ficha lá. Eu passei um tempão pra ser chamada para ir pra triagem. E agora aguardo aqui para ir pro consultório", disse.

A costureira disse que vai esperar até a hora de ser atendida. "É o jeito. Infelizmente é assim, a nossa saúde é assim", lamentou.


Laura Silveira também demorou cerca de 5 horas apenas para passar pela triagem.


"Eu cheguei por volta das 8h40 e estou aguardando ser atendida. Fui chamada pra triagem por volta de 13h40. Está entrando prioridade e aparentemente só tem um médico fazendo atendimento", contou.


Com um incômodo na barriga e sem conseguir urinar direito, ela disse que não sai da unidade enquanto não passar pela consulta.


"Está só chegando gente, a UPA superlotada e ninguém vem dar uma explicação pra gente, só manda a gente aguardar. Eu não sei nem que horas vou ser atendida, porém eu não saio daqui antes de ser atendida".


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!