quarta-feira, dezembro 27, 2023

UFRN anuncia aumento do número de vagas no curso de medicina em Caicó no Sisu 2024

UFRN vai ampliar número de vagas no curso de medicina em Caicó, RN — Foto: Cícero Oliveira/UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciou a aprovação de um plano de expansão das vagas do curso de medicina do campus Caicó, no Seridó potiguar, a partir de 2024.


Segundo a universidade, já está confirmada a ampliação de 10 vagas para o próximo ano e a expectativa é de que sejam implementadas outras 30 vagas em 2025, a depender do Ministério da Educação (MEC) e de pactuações com os serviços de saúde da região.


"O incremento se dará com o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no qual os candidatos poderão concorrer utilizando a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)", informou a instituição.


Criado em 2014, no âmbito do programa Mais Médicos para o Brasil, o curso de medicina na Escola Multicampi opera com atividades desenvolvidas tanto na sede, em Caicó, quanto nos municípios de Currais Novos, Santa Cruz, Macaíba e Natal.


Anualmente, o curso tem entrada de 40 estudantes em uma turma única. A partir de 2024, serão 50.


Segundo a instituição, desde a criação do curso na unidade acadêmica, no entanto, já era esperada uma ampliação para a oferta de 80 vagas anuais.


A ampliação de vagas para o curso propicia ganhos para o RN e para toda a região, segundo Elda Melo, pró-reitora de Graduação da UFRN.


“Para o interior do estado, a relevância dessas vagas adquire grande magnitude, uma vez que objetiva sobre a responsabilidade social de levar os médicos às comunidades mais carentes e distantes das zonas urbanas. O curso de medicina da unidade acadêmica está voltado às necessidades locais e regionais, buscando formar um profissional alinhado com as demandas contemporâneas do mundo do trabalho”, afirma.


Segundo a UFRN, o curso de Medicina da Escola Multicampi foi reconhecido com conceito máximo pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Fonte:g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!