quinta-feira, março 16, 2023

Natal, Mossoró e Parnamirim paralisam transporte, coleta seletiva e unidades de saúde após ataques

Natal, Mossoró e Parnamirim, as três maiores cidades do Rio Grande do Norte, suspenderamserviços básicos após a série de ataques violentos. Este é o terceiro dia de ataques, que se estendem por 34 cidades no estado.


Lixo acumulado na Avenida Prudente de Morais, uma das principais vias de Natal — Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi


Em Natal, a cidade está sem transporte público nesta quinta-feira. Os serviços foram suspensos após a nova onda de ataques. Na capital, desde a terça-feira (14) o atendimento em unidades básicas de saúde e a coleta seletiva havia sido suspensa.


Em Parnamirim, nesta quinta-feira a prefeitura suspendeu o transporte público, a coleta seletiva e também o atendimento médico em unidades de saúde. Já em Mossoró, a cidade está sem transporte público desde a terça-feira e a coleta seletiva acontece apenas sob escolta.



Veja os impactos em cada cidade:



Natal


Na capital, o transporte havia sido suspenso na quarta-feira (15), mas foi retomado horas depois com o início da operação da Força Nacional no Estado. No entanto, nesta manhã. após um ônibus ser incendiado na Zona Oeste de Natal o transporte foi suspenso sem previsão de retorno.


"Infelizmente é um caos vir para parada. Cheguei às seis e meia, já são quase oito horas e ainda estou esperando ônibus. E agora teve a notícia que queimaram mais um ônibus e eles estão sendo recolhidos", disse o servidor público Shalme Pereira da Silva, que esperava o ônibus da linha 40.


Na rodoviária de Natal, várias linhas intermunicipais não estão operando nesta quinta-feira (16). A paralisação de viagens ocorreu após um microônibus da Jardinense, que faz a linha intermunicipal, ter sido queimado a caminho da garagem, na Zona Oeste de Natal.


Os serviços de saúde também foram suspensos pela prefeitura. Não haverá expediente nesta quinta-feira (16), nas Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da capital.


Os pontos extras de vacinação do Midway Mall, Via Direta, Partage Norte Shopping e Parque das Dunas, também não funcionam nesta quinta-feira.


Os serviços da Rede de Urgência e Emergência (UPAS, maternidades, Unidade Mista de Mãe Luiza, Centro Odontológico Morton Mariz e os Hospitais) vão seguir atendendo.


Por falta de segurança, a coleta de lixo também foi suspensa nesta quinta.


Escolas privadas e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) cancelaram as aulas.


Mossoró


Unidades Básicas de Saúde de Mossoró estão fechadas nesta quinta (16). Na foto, a fachada da UBS Epitacio Costa Carvalho, Costa e Silva — Foto: Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca


Na segunda maior cidade do estado, a coleta de lixo é realizada de forma parcial e apenas sob escolta da Guarda Civil Municipal.


O transporte público está suspenso desde terça-feira (14), dia dos primeiros ataques. Os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também estão paralisados por falta de segurança, segundo a Prefeitura.


"O cenário é atualizado e avaliado a todo momento pela gestão e ações estratégicas de segurança estão em andamento 24h com total atenção", diz a Prefeitura.

Parnamirim


Em Parnamirim, as Unidades Básicas de Saúde estão fechadas nesta quinta-feira. O atendimento médico é feiro na UPA, na Maternidade Divino Amor e no Hospital Márcio Marinho. As Unidades Básicas de Saúde estão fechadas.


O transporte público e a coleta de lixo também foram suspensos nesta quinta-feira. Não há previsão de retorno.


A prefeitura também anunciou o cancelamento das aulas nesta quinta-feira (16) em toda a rede municipal.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!