quarta-feira, abril 10, 2013

25% dos professores do RN estão afastados de sala, aponta secretária


Mais um dado surpreendente que impressiona a população do estado: 25% dos professores da rede pública estadual estão afastados das salas de aula. A informação foi dada pela secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, durante reunião realizada nesta terça-feira (9) com o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta.  Na ocasião, a secretária levou aos deputados um projeto de lei que solicita a contratação imediata de professores temporários.

Entre as principais razões das ausências dos professores estão licença médica, licença maternidade, tempo de serviço e licença para qualificação profissional. Para a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), Fátima Cardoso, a razão para tantos afastamentos está no número elevado de doenças decorrentes das condições de trabalhos.

“Muitos desses professores precisam ter de três a quatro jornadas de trabalho, já que os direitos da categoria não são reconhecidos. Fora isso, ainda tem as atividades domésticas. Sem descanso, é humanamente impossível dar conta de toda a demanda”, afirmou. Segundo Fátima, o Estado está levando à “exaustão dos profissionais”. “O homem é humano, e não uma máquina. Mesmo sendo tratados como máquinas, ainda assim podemos quebrar. Mas o Governo não entende isso”.

Professora e vereadora eleita em Natal, Amanda Gurgel, que sempre apresenta um discurso voltado para investimentos na Educação, disse que acredita que esse dado relatado pela secretária está aquém da realidade. “Se a ausência dos professores está em 25%, gostaria de dizer que ainda é pouco. Pois a realidade dentro das escolas, a realidade dos professores que adoecem, é muito maior que isso. Muitos professores devem ter medo de recorrer à junta médica porque serão assediados moralmente. Digo isso porque eu já presenciei essas coisas dentro das escolas”, afirmou.

Quarta convocação

De acordo com informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (Seec), o Governo do Estado realizará uma quarta convocação dos professores aprovados no concurso realizado em 2011. A convocação deverá ser feita até a próxima semana. Nas outras três oportunidades, mais de 900 concursados não assumiram as vagas, por motivos diversos. Em entrevista concedida anteriormente a O Jornal de Hoje, a secretária Betânia Ramalho afirmou que o déficit de professores nas escolas públicas do Estado é de 1 mil profissionais.

A convocação dos novos profissionais deverá acontecer independente de o Governo precisar arcar com o custo de quatro horas extras dos professores já pertencentes ao quadro. Entretanto, a assessoria da Seec não soube mensurar o número exato de novos educadores.
Secretaria Municipal de Educação nomeia novos professores

Na edição do Diário Oficial do Município desta quarta-feira (10) consta a nomeação de 147 profissionais que irão atuar como professores temporários na rede municipal de educação. Desse número, 30 profissionais foram convocados devido concurso realizado em 2011, sendo o restante originados do concurso realizado em fevereiro deste ano. As contratações incluem vagas para educador infantil, ensino fundamental (anos iniciais) e professores de história, língua portuguesa, artes visuais, dança, teatro, educação física, ensino religioso, língua inglesa e matemática.

Os candidatos convocados deverão, no prazo máximo de 30 dias, a partir da data de proceder com todas as providências à assinatura do contrato, comparecendo à Secretaria Municipal de Educação (SME), localizada na rua Fabrício Pedrosa, 915, Areia Preta, local onde funcionava o antigo Novotel Ladeira do Sol.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!