sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Vigilância intensifica ações para controle da dengue no inverno

Com previsão de um inverno chuvoso em Mossoró a partir de março, as autoridades sanitárias começam a intensificar as estratégias de controle da dengue na cidade. Com um Plano de Contingência traçado, os trabalhos serão concentrados em três frentes: prevenção, tratamento e controle do vetor.
"Nós estamos conseguindo bons resultados com esse plano de trabalho e a intenção é continuar mobilizando a população a participar das ações preventivas, o que está dando muito certo", falou a diretora da Vigilância à Saúde Allany Medeiros.
Segundo ela, Mossoró saiu da condição de ‘Alto’ para ‘Médio’ risco (de epidemia) e a intenção é baixar ainda mais esse percentual que atualmente está em 3,8%- o mais baixo dos últimos dez anos, segundo dados do Ministério da Saúde.
O carro-chefe das ações preventivas em Mossoró continuará sendo as Caravanas contra a Dengue realizadas nos bairros considerados mais vulneráveis. No ano passado foram realizadas 16 caravanas e esse ano já foram realizadas duas edições, sendo uma no bairro Alagados e outra no Costa e Silva (zona leste da cidade).
"Nossa intenção é realizar uma caravana a cada quinze dias em um bairro diferente", falou Allany destacando que a próxima edição será realizada no dia 03 de março no bairro Paredões (zona norte). Além dos agentes de endemias, garis ajudam no recolhimento de entulhos.
Atualmente, 98 agentes de endemias dão suporte às ações de controle e prevenção da dengue na cidade. É deles também a responsabilidade de controle de vetores.
Uma campanha publicitária também está sendo preparada para ajudar no trabalho preventivo na cidade. Além das escolas, profissionais da saúde estão visitando empresas privadas com o intuito de esclarecer formas de prevenção e tratamento da dengue.
Além das ações preventivas, a rede de atendimento também está sendo ampliada e melhorada principalmente no que se refere ao diagnóstico e tratamento.
Até o momento, foram notificados em Mossoró 229 casos, dos quais apenas 9 casos foram confirmados. "Não registramos casos do tipo hemorrágico e também não tivemos nenhum óbito", concluiu Allany.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!