quarta-feira, janeiro 11, 2023

Dia 12 janeiro é instituído como data 'in memoriam' às vítimas da tragédia de 2011 em Teresópolis

O dia 12 de janeiro foi instituído como data "in memoriam" às vítimas da tragédia de 2011 em Teresópolis. Há 11 anos, a região serrana do Rio de Janeiro foi alvo da maior tragédia climática da história do Brasil, quando a chuva que caiu nos dias 11 e 12 de janeiro deixou mais de 900 mortos e quase 100 desaparecidos.


Igreja de Santo Antônio, em Nova Friburgo, RJ, atingida pelo deslizamento provocado pela chuva em 2011. — Foto: Divulgação


Na época, os municípios mais afetados foram Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis - que registrou 392 mortes.


Em apenas três horas, o volume de água ultrapassou a expectativa mensal para a região, provocando deslizamentos e enchentes.


Em 2021, a Prefeitura de Teresópolis sancionou uma Lei de autoria da Câmara de Vereadores que criava um feriado em homenagem às vítimas no dia 11 de janeiro. Em 2022, uma Lei Municipal revogou o feriado e instituiu o dia 12 de janeiro como data em memória das vítimas da catástrofe climática, mas sem o fechamento do comércio e órgãos públicos.


Morro do teleférico mostra o rastro de destruição na tragédia de 2011 em Nova Friburgo — Foto: Robson Bonin/g1


Com isso, nesta quarta-feira (11), os órgãos públicos e comércios funcionam normalmente.


Segundo a prefeitura, a revogação atende solicitação de representantes das entidades empresariais do município que, respeitando e reconhecendo a importância da data, e incluindo-se entre os atingidos, pediram uma forma de prestar homenagem sem o fechamento do comércio, um dos maiores geradores de emprego e renda da cidade.


Rosto da tragédia

Uma das histórias mais marcantes da tragédia foi a de dona Ilair, que teve um resgate dramático em São José do Vale do Rio Preto, cujo rio que dá nome à cidade transbordou.


A cena foi filmada: ela ficou presa na parte de cima da casa, cercada pela enxurrada, que já estava quase na altura do imóvel. Moradores de um prédio próximo jogaram uma corda para salvá-la.


No vídeo que correu o mundo, pessoas gritam, desesperadas, ao testemunhar a cena. O telhado caiu quando dona Ilair segurou a corda, mas ela conseguiu se desvencilhar e foi içada mesmo em meio à forte correnteza.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!