domingo, agosto 05, 2012

Emparn aponta agosto como mês mais quente do ano


Fred Veras
Previsão de tempo ainda mais seco para o mês de agosto em quase todo o estado

Para quem vive na região do semiárido potiguar, o mês de agosto, que marca oficialmente o início do período seco no interior do Rio Grande do Norte, esse ano deverá ser ainda mais difícil, tendo em vista a falta de chuvas no período chuvoso que deveria ter se encerrado no mês de junho, mas que esse ano não conseguiu atender as expectativas. 
Diante disso, o período de estiagem que se estende até o final do ano já começa a ser visto como o pior dos últimos anos. De acordo com a gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), agosto é um mês que chove muito pouco na maior parte do Estado, com as chuvas não ultrapassando os 10mm. 
Por outro lado, no litoral e na região agreste, observa-se a ocorrência de valores que variam entre 20mm a 100mm. Em outras áreas, não existe sequer previsão de chuvas para o período. 
“Com as condições climáticas atuais, a previsão é que neste mês as chuvas ocorram próximas dos valores climatológicos”, informa a Emparn. Com relação à temperatura, o mês de agosto é considerado o mais frio do ano com temperaturas que, em regiões serranas, podem apresentar valores abaixo de 20°C, como é o caso das Serra de Martins, Portalegre, São Miguel e Serra de Santana, entre outras. Em média, as temperaturas mínimas variam entre 20 a 22°C. 
A Emparn acrescenta que, neste ano, com a condição de vento apresentando valores na sua velocidade acima do normal, os dias estão um pouco mais frios do que o normal, pois as temperaturas máximas não estão atingindo os valores esperados, dando uma sensação de mais frio. E para agosto são esperadas temperaturas mínimas um pouco abaixo do normal. 
De acordo com os dados fornecidos pela Emparn, entre o período de 1º de janeiro a 3 de agosto deste ano, o índice de chuvas ficou bem abaixo da média e a situação é de muita seca em 133 municípios do RN. 
O clima é seco em sete cidades. Choveu normalmente em um município e 26 municípios não forneceram informações.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!