segunda-feira, agosto 26, 2013

Após domingo de praia, cubanos têm primeiro dia de aula em PE

Médicos cubanos participam da primeira aula do programa Mais Médicos em Vitória de Santo Antão (PE)

Após um domingo de turistas, os 96 cubanos e os 19 médicos de outras nacionalidades começaram nesta segunda-feira (26) as aulas do curso preparatório para o programa Mais Médicos, do governo federal.

No domingo (25), um médico brasileiro formado em Cuba levou um grupo de seis cubanos para conhecer a praia de Boa Viagem, na zona sul do Recife, e o Recife Antigo, no centro histórico da cidade.

"Um soldado falou que eles não tinham um puto. Era um dinheirinho contado. Paguei a passagem de ônibus e a cerveja. Um deles pagou uma rodada de caipirinha para todo o mundo", disse o brasiliense Guilherme Stoimenof Sousa, 34.

Formado em Cuba, Sousa trabalhou em Ibiza, na Espanha, e veio para o Brasil com a mulher e os dois filhos pequenos no ano passado, por causa da crise econômica local.

Especialista em medicina da família, urgência e atenção primária, Sousa viu no Mais Médicos uma oportunidade de exercer a profissão no Brasil sem a necessidade de revalidar o diploma.

O médico chegou a fazer o Revalida no ano passado, mas não passou. Guilherme Sousa, que vai trabalhar em Areia (PB), diz que a qualidade do ensino na Elam (Escola Latinoamericana de Medicina), em Cuba, é boa.

"Eles te avaliam toda semana. Não dá para você enrolar", disse o brasileiro.

1º DIA

Vestida com batas brancas, a turma de médicos chegou ao campus da Universidade Federal de Pernambuco, em Vitória de Santo Antão, às 7h30, após uma hora de viagem.

A primeira aula começou pouco depois das 9h. Depois de receberem os cumprimentos de um representante do Ministério da Saúde, ouviram uma poesia recitada por um artista popular.

O som abafado dificultou até mesmo para os brasileiros entender o que era dito. Apesar disso, todos aplaudiram o poeta.

A imprensa não pôde acompanhar o restante da aula dentro da sala. Pelo vidro da porta, no entanto, foi possível acompanhar o que se passava lá dentro.

Em um determinado momento, todos ficaram de pé para ouvir a execução do hino nacional brasileiro.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!