sábado, março 23, 2013

Setur busca alternativa para suspensão de voos em Natal


O Aeroporto Augusto Severo registrou, recentemente, a suspensão de cinco voos domésticos, seguindo uma tendência nacional de queda na demanda de embarques aéreos durante a baixa estação. A Secretaria de Estado do Turismo tem buscado alternativas para compensar essa ação prejudicial ao trade turístico e à economia do Rio Grande do Norte durante o período.

“Ninguém está mais preocupado com essa suspensão de voos do que o Governo do Estado. A Setur não recebeu confirmação oficial dessas suspensões. Mas sabemos se tratar de uma decisão empresarial; uma estratégia para aumentar o valor das passagens, e que a sazonalidade é característica do segmento turístico”, disse o titular da pasta estadual de Turismo, Renato Fernandes.

Ainda na tarde de ontem (21), o secretário contatou o superintendente da Infraero para o Nordeste, Fernando Nicácio para solicitar a intermediação junto às companhias aéreas, na tentativa de se encontrar uma saída consensual para evitar a perda desses voos. “Precisamos entender, também, que o preço do QAV (querosene de aviação) está caro e deve ser reduzido”, acrescentou Renato Fernandes.

Fernando Nicácio prometeu convergir os assuntos com as empresas, em reuniões em Natal, Recife (sede da Infraero NE) e em São Paulo (sede das companhias). Um dos argumentos possíveis é a alta demanda de passageiros mesmo durante a baixa estação. Entre as suspensões estão três voos da companhia TAM (e mais um, antes diário, passou para o sábado e domingo) e dois da Gol.

Nos últimos meses, diversos aeroportos brasileiros têm registrado quedas consecutivas no número de voos. Apenas em fevereiro foram cancelados 47 voos em Fortaleza. Também em fevereiro a TAM parou de operar o destino João Pessoa/Rio de Janeiro. Na manhã da última quarta-feira foram cancelados seis voos do aeroporto de Caixa do Sul (RS). Esses são apenas exemplos recentes que têm ocorrido nas cinco regiões do território nacional.

Cidade News com informações da ASSECOM

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