quinta-feira, dezembro 02, 2021

Falta de medicamento na Unicat de Pau dos Ferros intensifica artrite de menino itaunese de 12 anos



Murilo Gabriel é um menino do município de Itaú, no Oeste Potiguar, que teve o diagnóstico de artrite juvenil confirmado no ano passado. Sem ter como tomar as injeções de Etanercepte desde setembro, por falta de fornecimento na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) de Pau dos Ferros, os sintomas da doença voltam a fazer parte da rotina do garoto de 12 anos. 


Em 2020, Murilo começou a perder movimentos do corpo, sentir enfraquecimento nas mãos e dores nas articulações. Foi a Natal consultar vários médicos, até que um reumatologista do Hospital Onofre Lopes deu o diagnóstico. Ele começou a tomar injeções de Etanercepte há menos de um ano, uma medicação que, segundo sua tia Kelma Lima, custa mais de cinco mil reais. 


Murilo precisa tomar 50 mg do medicamento por semana, divididas em duas injeções. Mas segundo Kelma, a última vez que a família conseguiu ter acesso ao Etanercepte na Unicat de Pau dos Ferros foi no começo de setembro. O garoto não toma suas injeções há dois meses.


De acordo com Kelma, os profissionais de saúde da unidade de Pau dos Ferros alegavam falta de transporte para levar os medicamentos de Natal ao interior. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) refuta que tenha faltado transporte, mas sim que as remessas fornecidas pelo Ministério da Saúde teriam sido insuficientes. 


A família de Murilo não tem condições financeiras de se transportar à capital para ir atrás dos medicamentos, além de não ter cadastro na unidade da cidade. “Mas a situação está tão crítica, que se a Unicat de Natal liberar para a gente ir buscar, a gente dá um jeito”, explica Kelma, tia do menino.


Há dois meses sem o medicamento, Kelma comenta que Murilo “já sente o cansaço no corpo, é um tipo de fadiga que você vai ficando sem força, a doença vai voltando...” A preocupação é com o estado de saúde do garoto, que pode voltar a ser o que era em 2020. “Quando a gente descobriu essa doença, ele ficou um período que era só deitado, nem levantar ele conseguia, a gente que levantava ele.” 


Sesap


Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública, o medicamento será enviado nesta quinta-feira (2) à Unicat de Pau dos Ferros. “Seria enviado ontem, mas não foi possível por conta de espaço no transporte”, explicou a assessoria.


A Sesap ainda disse que as remessas voltarão a ser feitas periodicamente, de acordo com o envio por parte do Ministério da Saúde, que teria descontinuado o fornecimento, causando a falta nas unidades do interior. Segundo a secretaria, o transporte não foi responsável pela falta de entrega do medicamento nos últimos dois meses.


Segundo informações recebidas pela família de Murilo, a Unicat de Natal teria o medicamento em estoque, diferentemente das unidades do interior potiguar. Quando perguntada se esse medicamento estocado poderia ser enviado aos municípios que precisavam, como Pau dos Ferros, a assessoria da Sesap afirmou que “o medicamento é enviado de acordo com a entrega do Ministério da Saúde”.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!