terça-feira, março 17, 2015

Caixa diz ter demitido 4 funcionários e afastado 6 por suspeita de fraude

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A Caixa Econômica Federal afirmou ter demitido quatro funcionários e afastado outros seis por suspeita de envolvimento em um esquema de
fraude no financiamento imobiliário no Rio de Janeiro. Os dez empregados estão sendo investigados pela Polícia Federal. 

O prejuízo estimado é de R$ 100 milhões.

Mais cedo, a PF cumpriu 31 mandados de busca e apreensão, e levou 34 pessoas para prestar esclarecimentos na delegacia, incluindo os dez servidores da Caixa, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

Segundo o superintendente regional do banco, José Domingos Martins, a fraude foi detectada pela própria empresa por meio de seus órgãos de controle interno, e comunicada imediatamente à Polícia Federal. 

Como funcionava o esquema
"Os membros da organização, com a ajuda de empregados da própria Caixa, inclusive gerentes regionais, facilitavam o recebimento de valores de contratos de até R$ 1 milhão, aceitando documentos falsos e liberando os valores sem as devidas garantias", disse a PF em nota oficial sobre a operação.

Segundo a polícia, a maior parte dos imóveis utilizados no esquema de fraude estaria na região dos Lagos, no Rio, alguns dos quais receberam sobrevalorização de 1.000% do valor de mercado. Também há contratos de imóveis que nem existem.

Crimes
Os investigados serão indiciados por crimes como corrupção, associação criminosa, falsificação de documentos públicos, estelionato e peculato. Por enquanto, não foram decretados mandados de prisão.

Apenas um dos investigados, um homem que trabalhava com intermediação imobiliária – apontado como cabeça do esquema – foi preso, em flagrante, por porte ilegal de arma.

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!