terça-feira, novembro 11, 2014

Último Processo Seletivo Vocacionado da Uern tem 15.600 inscritos

Uern utilizará pela última vez PSV (Foto: Luciano Lellys)Neste fim de semana milhares de alunos se submeteram às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é
uma das Instituições que utilizam o desempenho do Enem, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para acesso aos cursos de graduação.

Para o ano letivo de 2015, 60% das vagas da Uern serão preenchidas pelo Enem/SiSU e 40% pelo Processo Seletivo Vocacionado (PSV). Em números absolutos, a Uern ofertará 2.184 vagas, sendo 1.319 pelo Enem/SiSU e 865 pelo PSV 2015.

As inscrições do PSV foram encerradas nesta quinta-feira, 06 de novembro, com um total de 15.600 inscritos. No entanto, esse número de inscritos não é final, já que os candidatos têm até a próxima terça-feira, 11 de novembro, para efetuar o pagamento da taxa de inscrição. No dia 14 de novembro, a Comperve irá liberar o número de inscrições confirmadas.

Sobre a seleção via Enem/SiSU, o diretor da Comperve, Prof. Egberto Mesquita, afirma que a Uern vai aguardar a publicação do edital pela Secretaria de Educação Superior (SESu). Neste edital serão publicadas as normais e as datas para realização da 1ª e da 2ª chamadas.

“Após essa publicação, todas as universidades deverão seguir o mesmo cronograma e publicar seus respectivos editais, obrigatoriamente com o termo de adesão ao SiSU. No período de abertura do SiSU, o candidato deverá escolher um dos cursos que serão ofertados por essa via”, explica Egberto.

Os candidatos vão poder disputar as vagas da Uern utilizando os dois sistemas - Enem e PSV – já que se tratam de dois processos distintos. “Porém, caso venha a ser aprovado, só poderá fazer a matrícula curricular em uma das opções”, ressalta Egberto Mesquita.

Outra peculiaridade é que a Uern teve o cuidado de assegurar as cotas sociais para alunos de escola pública e para as pessoas com deficiência.

Adesão ao Enem/SISU em 2016 será de 100%

A partir de 2016, a Uern adotará o Enem como única forma de seleção. Com a adesão de 60% das vagas, a Uern deve receber do governo R$ 1.950.000,00 para ser investido em assistência estudantil. Esse valor poderia ser maior, em torno de R$ 300 mil a mais, caso a adesão tivesse sido total.

“O recurso destinado servirá para dar subsídios e fortalecer a Política de Assistência Estudantil, uma vez que a Universidade poderá contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão”, comenta Egberto Mesquita.

O Programa Nacional de Assistência ao Estudante oferece assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, atenção à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche, apoio pedagógico e assistência às pessoas com deficiência. Todas as ações são executadas pela própria instituição de ensino, que deve acompanhar e avaliar o desenvolvimento do programa.

Estes recursos são aplicados de acordo com critérios de seleção que levam em conta o perfil socioeconômico dos alunos, além de critérios estabelecidos conforme a realidade de cada instituição.

Os estudantes da Uern poderão também participar de outros programas federais de apoio à formação. Além disso, a universidade deixaria de retirar do seu orçamento valores para custear o processo seletivo, oneroso para os cofres públicos.

Fonte: Agecom Uern

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!