terça-feira, novembro 11, 2014

Provas do Enem no RN ocorrem de forma tranquila

Provas foram aplicadas no último fim de semanaMilhões de estudantes em todo o país participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último fim de semana. No Rio Grande do Norte, mais de
205 mil estudantes participaram das provas que, apesar de alguns problemas pontuais, ocorreram dentro da normalidade. 
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em todo o país o Enem teve 28,64% de abstenção, o que equivale a 2,4 milhões de candidatos. Mais 1.519 foram eliminados por desrespeitarem as regras do Exame. O número de faltosos referente ao RN não foi divulgado. 
Em Mossoró, os candidatos que realizaram as provas comentam o que acharam do Exame e, sobretudo, do tema escolhido para a redação. 
"Fiquei muito nervosa porque quando cheguei os portões já estavam fechando. Um amigo meu não conseguiu fazer a prova do primeiro dia porque quando ele chegou foi para o lado errado da Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido) e quando ele foi para o lado certo os portões já tinham fechado", disse a estudante Ana Júlia Martins.
A professora de Língua Portuguesa Márcia Oliveira afirma que o tema escolhido para a redação do Enem não chegou a ser cotado como uma das possibilidade no cursinho em que leciona, mas que, de forma geral, crê que os alunos tenham se saído bem, caso acompanhem o noticiário e portais de educação na internet.
"O uso da publicidade voltada para o público infantil é um tema realmente muito interessante e que vem sendo discutido há algum tempo no nosso país. Dentro dele, era possível abordar inúmeras questões como ética e consumo, regulamentação da Comunicação e contexto econômico vivido atualmente em nosso país", afirma. 
Já o professor de matemática José Hugo Araújo conta que, como mostrado em diversos levantamentos e pelo próprio desempenho médio dos alunos no Exame, as questões relacionadas a ciências exatas e naturais tendem a ser apontadas como os "vilões" pela maioria dos alunos.
"Infelizmente nós ainda temos que melhorar muito a qualidade do ensino público para poder melhorar o desempenho de nossos alunos nas áreas de exatas e naturais. Tudo isso deve ser feito no ensino básico e fundamental, não basta ensinar fórmulas, deve-se ensinar o aluno a entender o contexto e aplicação dos conteúdos, que é justamente o que o Enem pede", avalia José Hugo.

EXTREMOZ
O Ministério da Educação suspendeu as provas no município de Extremoz (RN) devido à falta de energia antes da realização das provas do segundo dia na Escola das Dunas. A medida foi tomada devido às regras de segurança, pois, a energia no local só foi restabelecida às 14h, horário em que alguns candidatos, usando aparelhos eletrônicos, ficaram sabendo do tema a ser aplicado na redação.
Em nota, o Inep informou que irá reaplicar as provas com os candidatos que tiveram o exame cancelado em Extremoz. Contudo, por questões de segurança, o instituto não divulgou a lista de quantos e nem dos nomes dos candidatos que deverão refazer o exame.

GABARITO
Conforme o Inep, os gabaritos do Enem devem ser divulgados até amanhã no site http://portal.inep.gov.br/enem.
Já os resultados individuais da avaliação serão disponibilizados em janeiro, mediante inserção do número de inscrição ou CPF e senha do candidato.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!