terça-feira, novembro 11, 2014

Uern adota medidas emergenciais para solucionar problema de sobrecarga na rede elétrica em campus

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/PAU DOS FERROS - A Pró-Reitoria de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Proad/Uern) cumpriu a primeira etapa do plano de reestruturação
das instalações elétricas do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (Cameam).
O material da readequação elétrica do Campus de Pau dos Ferros foi entregue na última sexta-feira, 7. "Era o compromisso de curto prazo assumido na quarta-feira", explica o pró-reitor de Administração, Iata Anderson.
Foram entregues lâmpadas econômicas, fios para redimensionar a capacidade, disjuntor e outros materiais que contabilizam um investimento superior a R$ 13 mil.
De acordo com Iata Anderson, a Proad está tomando as medidas necessárias para cumprir a meta de médio prazo que é a substituição do transformador, adequando as necessidades da unidade. "A gente não está se comprometendo com o tempo porque depende de um orçamento prévio. Pode durar de 20 a 40 dias a solução desse problema por causa do processo licitatório", frisou.
As aulas do Cameam foram retomadas ontem, 10, cumprindo a decisão tomada pela direção e a comissão mista de trabalho para adequação do sistema de energia elétrica do campus.
Na semana passada, o reitor da Uern, Pedro Fernandes, pediu ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) a cessão de um transformador para resolver os problemas de sobrecarga na rede de energia elétrica no Cameam. O equipamento que era usado em projetos de irrigação na região do Alto Oeste está ocioso na diretoria regional do órgão em Pau dos Ferros e foi solicitado pelo reitor ao coordenador estadual do Dnocs, José Eduardo Alves Wanderley.
O coordenador do Dnocs compreende a preocupação do reitor, reconhecendo a necessidade de colaboração da representação regional do órgão para garantir o funcionamento administrativo e acadêmico do Cameam, sem prejuízos ao calendário de aulas.
José Eduardo prevê que dentro de 15 dias a Uern deverá receber o transformador. "Precisamos seguir apenas o trâmite para assinarmos o contrato de cessão de uso", adiantou José Eduardo, dizendo que o órgão que já presta assistência no enfrentamento à seca quer também dar respostas à sociedade em situações como essa.
"Esse transformador do Dnocs vai aumentar em 4 vezes a nossa capacidade de geração de energia no campus", adiantou Pedro Fernandes. O transformador é de 500 KVA.
Há cerca de 5 anos, o Cameam vem enfrentando sobrecarga. No dia 28 de outubro, houve uma pane na rede de elétrica do campus.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!