quinta-feira, janeiro 23, 2014

Filha de ex-prefeito de Juiz de Fora afirma que aplicou golpes, diz polícia

Tatiana dos Santos Bejani delegacia Juiz de Fora (Foto: Roberta Oliveira/ G1)A juiz-forana Tatiana dos Santos Bejani, 28 anos, presa nesta terça-feira (21) em um salão de beleza no Centro de Juiz de Fora, admitiu em depoimento à 7ª Delegacia da Polícia Civil que aplicou os golpes de estelionato pela internet e
afirmou que vítimas foram ingênuas. A filha de um ex-prefeito da cidade mineira tinha dois mandados de prisão em aberto por estelionato. De acordo com denúncias publicadas no jornal O Globo, ela oferecia casas em locais do litoral brasileiro em páginas de negociação pela internet. Após pagarem o valor acertado, as vítimas descobriam que os locais não existiam. Após o depoimento, ela foi levada para a Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires. Nesta quarta-feira (22), Tatiana dos Santos Bejani deve retornar para prestar novo depoimento na delegacia em Santa Terezinha, para outros dois inquéritos em andamento pelo mesmo crime.
De acordo com o delegado Eurico da Cunha Neto, ela confirmou que as casas prometidas no anúncio não existiam e afirmou que as vítimas foram “muito inocentes” em não checar a vericidade dos anúncios. “Segundo ela, os valores eram muito abaixo do mercado e as vítimas também queriam levar vantagem”, relatou o delegado ao G1. Ainda conforme Eurico da Cunha Neto, a presa não demonstrou arrependimento. “Eu lucrei muito, eu vivi muito. Tudo que eu pagar agora valeu a pena. Fiquei nos melhores hotéis, viajei, tudo com dinheiro disso aí”, disse o delegado, lendo trecho do depoimento de Tatiana dos Santos Bejani. O delegado também explicou que ela não deu estimativa de quanto lucrou com a prática dos golpes pela internet.
Tatiana disse ainda em depoimento que nenhum dos sites verificou se os anúncios eram verdadeiros. Por meio de nota, a OLX informou que não participa nem interfere nas negociações realizadas no site, porque o negócio da empresa consiste em oferecer uma plataforma de classificados gratuita que facilite a interação entre vendedores e compradores para que negociem diretamente. A OLX afirmou ainda que está à disposição das autoridades para colaborar no que for necessário. Anteriormente, a empresa já havia declarado que o anúncio da suspeita foi tirado do ar.
Também em nota enviada ao G1, o Bom Negócio destacou que bloqueou a usuária, impedindo-a de anunciar no site, assim que recebeu denúncias de outros usuários. O Bom Negócio explicou que tem uma equipe de suporte, responsável pela aprovação e qualidade dos anúncios que entram no site. A empresa também se esforça para informar os usuários com dicas para efetuar uma compra segura e nas páginas de cada anúncio, onde alerta expressamente para que o usuário não realize qualquer pagamento antes de verificar o bem ou serviço. Além disso, a nota afirma que quem desconfiar de algum anúncio poderá denunciá-lo para que a empresa adote as devidas providências. A empresa destacou que o contato e comunicação são feitos diretamente entre comprador e vendedor, sem que o site tenha acesso ao acompanhamento acerca da transação iniciada e que está sempre disponível para ajudar no que for necessário e colaborar com a investigação dentro da legalidade. 
O delegado explicou que já começou a relatar os inquéritos para encaminhar para a Justiça. A expectativa é de realizar os procedimentos até a próxima semana. No entanto, ele afirmou que deve receber mais inquéritos que já estavam com a Justiça e que devem retornar à Delegacia para serem finalizados.
Identidade falsa
Tatiana dos Santos Bejani foi detida em um salão de beleza na Rua Oscar Vidal, no Centro da cidade. A Polícia Militar (PM) informou que chegou até ela após denúncia anônima de que havia alguém no estabelecimento que estava foragida. Ao comparecer ao local para checar a informação, a PM relatou que, a princípio, a jovem forneceu nome falso. Tatiana foi detida e levada para a delegacia de plantão, onde prestou depoimento e assinou Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) por falsa identidade.
A Polícia Civil de Juiz de Fora iniciou, no dia 9 de janeiro, as buscas à suspeita. Contra ela existiam dois mandados de prisão datados de julho de 2012 e junho de 2013, em aberto pela modalidade criminosa. O inquérito aponta que a suspeita usava sites de negociação para oferecer casas para aluguel de temporada, no litoral brasileiro, que não existiam.

Falso anúncio casa Tatiana Bejani Juiz de Fora (Foto: Roberta Oliveira/ G1)

Imóvel inexistente
A reportagem do jornal O Globo informou que Tatiana usava os sites para divulgar uma casa disponível para aluguel de temporada. Vítimas que buscavam locais em Cabo Frio (RJ) e Natal (RN) deram entrevistas explicando que, após fazer o pagamento descobriam que os locais anunciados não existiam. Segundo levantamento de O Globo, 12 pessoas denunciaram o golpe em delegacias do Rio de Janeiro, em outras cidades como Cabo Frio, Campos, Volta Redonda e Valença, além da Delegacia de Crimes de Internet, entre 2012 e 2014.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!