segunda-feira, janeiro 20, 2014

UE suspende uma parte das sanções econômicas contra o Irã

 Blog Cidade News ItaúA União Europeia (UE) suspendeu nesta segunda-feira uma parte das sanções econômicas impostas ao Irã, depois que Teerã começou a aplicar o acordo de seis meses
alcançado em novembro em Genebra, indicou o Conselho Europeu em um comunicado.

"O Conselho Europeu (que representa os Estados da UE) suspendeu nesta segunda-feira algumas das medidas restritivas contra o Irã por um período de seis meses", indicou em um comunicado.

"A UE coloca assim em andamento, no que lhe diz respeito, a primeira etapa para uma solução global voltada para responder às preocupações a respeito do programa nuclear iraniano", acrescenta a nota.

"Esse é um passo importante, mas ainda é preciso muito trabalho" para responder às preocupações da comunidade internacional sobre o programa nuclear iraniano, declarou a alta representante para Política Externa e de Segurança da UE, Catherine Ashton, em um comunicado.

Nesta segunda, Teerã suspendeu por seis meses uma parte de suas atividades nucleares em troca de uma suspensão parcial das sanções que pesam sobre sua economia, um primeiro passo para a negociação de um acordo global sobre seu polêmico programa.

A suspensão do programa de enriquecimento de urânio a 20%, a principal medida do acordo alcançado em novembro em Genebra entre Teerã e as grandes potências, entrou em vigor na presença dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), encarregada de fazer um informe sobre as operações.

As sanções suspensas pela UE dizem respeito à proibição de fornecer apólices de seguro e transporte ligados às vendas de petróleo iraniano.

Também fica sem efeito a proibição de comercializar, ou transportar, produtos petroquímicos iranianos, assim como a disponibilização de navios para seu transporte. O comércio do ouro e de metais preciosos também se beneficia de uma suspensão das sanções.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!