segunda-feira, janeiro 20, 2014

Missa em homenagem às vítimas da Kiss relembra conselhos do Papa

Dom Helio celebra a missa em homenagem às vítimas da tragédia na boate Kiss (Foto: Luiza Carneiro/G1)Em silêncio e muito emocionado, o grupo de cerca de 50 pessoas que realizou uma caminhada na manhã desta segunda-feira (20) pelas ruas de Santa Maria também participou
de uma missa em homenagem às vítimas da boate Kiss. Cerca de 300 pessoas participaram da cerimônia na Basílica Nossa Senhora Medianeira e ouviram as palavras de consolo do arcepisbo Dom Helio Rupert por mais de uma hora. A tragédia que deixou 242 mortos completa um ano na próxima segunda-feira (27).

“Lembro bem o que o Papa Francisco me aconselhou no dia 27 de julho, quando se completaram seis meses da tragedia: abraçar a cruz, seguir Jesus e ir para frente”, pregou o arcebispo. Dom Helio também lembrou os mortos em uma tragedia semelhante em uma casa noturna de Buenos Aires, na decada de 1990. “O Papa me disse que conhecia a nossa dor pelo o que aconteceu na Argentina”, disse.

A missa da Igreja Católica dá início ao cronograma de atividades organizado pela Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). Durante o rito, familiares e amigos erguiam faixas pedindo justiça. Outros vestiam camisetas e levavam cartazes com fotos dos jovens mortos. Alguns pais se emocionaram. O arcebispo e religiosos convidados vestiam túnicas vermelhas que, dentro das simbologias cristãs, significa o martírio de Jesus.

O coral da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participou a missa. Mais cedo, pouco depois das 8h, foi realizada uma caminhada desde a Igreja Nossa Senhora de Fátima atá a basílica, em uma procissão silenciosa e de oração.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!