segunda-feira, março 31, 2014

Coreia do Sul e Coreia do Norte disparam fogo real de artilharia ao mar na fronteira

Veículos anfíbios da Marinha da Coreia do Sul chegam a praia em meio a simulações de artilharia, durante exercício militar em conjunto com os EUA, em Pohang, sul do país. A Coreia do Norte alega que os exercício, batizado de Foal Eagle, é um ensaio de invasão e respondeu com exercícios próximos da fronteiraA Coreia do Norte lançou nesta segunda-feira (31) projéteis que caíram em águas sul-coreanas
durante um exercício militar e as Forças Armadas da Coreia do Sul responderam com disparos semelhantes, em um novo episódio de tensão entre os países.

"Alguns dos projéteis caíram em nossas águas, portanto disparamos outra vez em direção às suas", disse à Agência Efe um porta-voz de Defesa de Seul.

Após este episódio de tensão, os moradores das ilhas sul-coreanas próximas à sempre conflituosa fronteira com o Norte foram levados para refúgios, indicou o porta-voz.

Comunicado
A Coreia do Norte já havia anunciado, mais cedo, a realização dos exercícios com utilização de armamento real perto da fronteira, ao mesmo tempo que Coreia do Sul e EUA conduzem exercícios militares conjuntos, no país vizinho. Agrava à situação os lançamentos norte-coreanos de mísseis dos últimos dias.

O regime de Kim Jong-un havia enviado enviou um fax à força naval sul-coreana para notificá-la que realizará as manobras em sete pontos próximos à fronteira entre os países no Mar Amarelo. No documento, a Coreia do Norte pedia ao país vizinho que "mantivesse sob controle suas embarcações" na zona, em uma aparente tentativa de evitar acidentes.

A tensão cresceu recentemente na península coreana, onde a Coreia do Sul e os Estados Unidos realizam desde fim de fevereiro o Foal Eagle, um exercício militar conjunto para coordenar a defesa que acontece até 18 de abril. A Coreia do Norte considera o Foal Eagle como "um ensaio de invasão" de seu país, e em reposta realizou nas últimas semanas vários lançamentos de mísseis ao mar.

Após lançar dezenas de projéteis de curto alcance, na quarta-feira Pyongyang disparou dois mísseis de médio alcance, a primeira ação deste tipo em cinco anos, o que levou Seul e Washington a pedirem uma resposta do Conselho de Segurança da ONU ao que consideraram uma "provocação".

Em todo caso, a tensão vivida nestes dias península coreana é menor do que a do ano passado, quando Pyongyang respondeu as manobras dos aliados com uma inusual e intensa campanha de hostilidades, incluídas ameaças quase diárias de guerra.

A fronteira do Mar Amarelo é uma região especialmente sensível, onde as duas Coreias já tiveram confrontos de gravidades nas últimas décadas.

Os Estados Unidos mantém na Coreia do Sul 28.500 militares e se comprometeram a defender seu aliado, herança da Guerra da Coreia (1950-53), que terminou com um armistício em vez de um tratado de paz.

Reprodução Cidade News Itaú via Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!