segunda-feira, fevereiro 10, 2014

Jornalista Renato Pompeu morre aos 72 anos

O jornalista Renato Pompeu, em foto de 2011Morreu na manhã deste domingo (9), aos 72 anos, o jornalista Renato Pompeu. Ele foi integrante
da equipe que fundou o "Jornal da Tarde", do Grupo Estado, em 1966 - onde voltaria a trabalhar nos anos 1990. Também atuou na revista "Veja", da Editora Abril, - parte do time que criou a revista, em 1968 -, e no jornal "Folha de S.Paulo".

Pompeu também trabalhou na agência United Press International (UPI) e na equipe da enciclopédia Larousse-Cultural.

Até a véspera da morte, o jornalista continuava trabalhando diariamente. O último post em seu Blog do Renatão, mantido por ele desde outubro de 2009, data de sábado (8). Também assinava uma coluna na revista "Caros Amigos" e colaborava com o jornal "Diário do Comércio".

Ao longo de sua carreira, Pompeu publicou mais de 20 livros, entre eles os romances Quatro-Olhos, de 1976, e A Saída do Primeiro Tempo, de 1978, ambos lançados pela editora Alfa-Omega, e o infantojuvenil A Menina Que Veio das Estrelas, que saiu em 1985 pela Companhia Nacional.

Em 2003, publicou pela Ediouro Canhoteiro - O Homem Que Driblou a Glória, biografia do jogador José Ribamar de Oliveira (1932-1974), o Canhoteiro, apontado por muitos como o maior ponta-esquerda do futebol brasileiro.

Ele cursou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo - e jamais concluiu. Como jornalista, ganhou um prêmio Esso e três prêmios Abril. Até as 20h deste domingo, a família ainda não havia divulgado onde o corpo seria velado.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!