quarta-feira, agosto 07, 2013

Com gols no 2º tempo, Boa vence Guaratinguetá e confirma ascensão na Série B

Boa Esporte Clube2x0Guaratinguetá

Em jogo de ataque contra defesa, em que dominou o adversário durante a maior parte dos 90 minutos, o Boa Esporte venceu o Guaratinguetá, por 2 a 0, na noite desta terça-feira, no Melão, em Varginha. Dessa forma, além de ampliar para seis jogos sua invencibilidade na Série B, com três vitórias e três empates, o time mineiro conseguiu colocar em prática a primeira etapa do planejamento de aproveitar os dois jogos seguidos como mandante para somar seis pontos e se credenciar de vez à disputa por vaga no G4.

Depois de vencer o Joinville, por 3 a 2, e empatar sem gols com o América-RN, em ambos os jogos como visitante, o Boa buscava triunfos contra Guaratinguetá e Icasa, na próxima sexta-feira, às 21h50, no mesmo Melão, para definir de uma vez por todas o seu objetivo na Série B. E os três primeiros pontos foram somados, chegando a 20 e se aproximando do grupo que integra a zona de acesso à Série A. Os gols saíram no segundo tempo e o goleiro Saulo da equipe visitante foi expulso.

Já a equipe paulista, preocupada com a zona de rebaixamento, não conseguiu sua intenção de evitar a sétima derrota na competição e segue com 14 pontos. A situação só não se complicou para o Guaratinguetá, porque os quatro times que estavam logo abaixo dele, com 13 pontos, foram derrotados nos jogos iniciados às 19h30. Atlético-GO, ASA, São Caetano e América-RN foram derrotados por Chapecoense (3 a 0), Sport (4 a 2), Palmeiras (2 a 1) e Ceará (2 a 1). Dessa forma, o time paulista não corria risco de terminar a 13ª rodada na zona de degola.

O primeiro tempo foi dominado pelo Boa Esporte, que tomou a iniciativa do ataque, desde o começo, mas esbarrou em falhas de finalização de seus atacantes e em boas defesas de Saulo. Aos 21 min, por exemplo, Malaquias acertou belo chute e o camisa 1 do Guaratinguetá defendeu parcialmente. No rebote, Marcelo Macedo, de cabeça, quase atrasou a bola para o goleiro adversário. Ele trabalhou bem em pelo menos outras três vezes nos 45 minutos iniciais.

O Guaratinguetá entrou em campo com o objetivo de priorizar a defesa. Muito retraído o time visitante recorria também a faltas para parar as jogadas ofensivas do Boa, quase sempre articuladas pelo experiente meia Marcelinho Paraíba e pelo volante Petros, que tem facilidade para chegar á frente. O avanço do lateral direito Rafinha também era uma jogada forte dos donos da casa, enquanto a equipe paulista tentava, sem sucesso encaixar um contra-ataque.

Renato Peixe, aos 24 min, obrigou o goleiro Leandro, do Boa, a fazer sua única defesa importante na etapa inicial, em que o Guaratinguetá sinalizou que o empate em Varginha era um resultado bastante satisfatório. “A nossa marcação está boa, mas temos que tocar mais a bola”, disse Xuxa, do Guaratinguetá. Para Petros, o time mineiro sabia que teria dificuldades para superar a marcação adversária. “A gente sabia que seria um jogo chato, que eles viriam para se defender”, analisou o volante.

O Guaratinguetá voltou para o segundo tempo com a mesma formação e também com o mesmo posicionamento recuado. Já o Boa Esporte, trocou Marcelo Macedo por Luiz Paulo e continuou com sua opção ofensiva. Os passes e lançamentos de Marcelinho Paraíba se destacavam em um jogo de ataque contra defesa. Mas foi em um contra-ataque, aos 14 min, depois que o time paulista perdeu a bola no meio-campo, Fernando Karanga tocou para Luiz Paulo, que, livre, chutou para as redes.

Em desvantagem, o Guaratinguetá se soltou e criou algumas chances para empatar, como aos 17 min, com Renato Peixe, mas cedeu espaços aos contra-ataques do Boa, que chegou a mandar bola na trave. Aos 25 min, em novo contra-ataque, Fernando Karanga foi derrubado na área pelo goleiro Saulo, que cometeu pênalti e foi expulso. Três minutos depois, em função de reclamações do time visitante e da demora na entrada do goleiro reserva Everson, Marcelinho Paraíba fez o segundo gol.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!