quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Tsunami causado por forte terremoto causa mortes e destruição nas Ilhas Salomão


Boletim divulgado pelo Serviço de Alerta de Tsunamis do Pacífico mostra área afetada pelo alerta de tsunami que se seguiu ao terremoto
Pelo menos cinco pessoas morreram e três aldeias foram destruídas nesta quarta-feira (6) depois que um tsunami atingiu as Ilhas Salomão, no Pacífico Sul. As ondas gigantes foram provocadas por um terremoto de 8 graus na escala Richter.

O tremor ocorreu à 0h12 local (23h20 de terça-feira (5) em Brasília) e seu foco foi registrado a 5,8 km de profundidade no mar na província de Santa Cruz, no sudeste das Ilhas Salomão, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Entre os mortos, estão quatro idosos e uma criança, segundo a polícia local. Mais de 50 casas em três aldeias das Ilhas Salomão foram arrasadas pelo impacto do tsunami.

"O tsunami pode ser destrutivo ao longo das costas próximas ao epicentro do terremoto e também seria uma ameaça para costas mais distantes. As autoridades devem promover as ações apropriadas em resposta a essa possibilidade", informou o Serviço de Alerta de Tsunami do Pacífico.

O terremoto ocorreu a 347 quilômetros da cidade de Kira Kira, nas Ilhas Salomão, e foi seguido de várias réplicas de até 6,6 graus. Desde terça-feira, essa região sofreu pelo menos dez sismos, com magnitudes entre 4,9 e 6,2 graus.

Poucos minutos após o sismo, o Serviço emitiu um alerta de tsunami para as Ilhas Salomão e também para Vanatu, Papua Nova Guiné, Nova Caledônia, Fiji, Kiribati e outros arquipélagos da região. O boletim ainda põe em vigilância Nova Zelândia e Austrália, entre outros países.

As Ilhas Salomão ficam sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica atingida por cerca de sete mil tremores todos os anos. (Com Efe e AFP)

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!