terça-feira, janeiro 20, 2015

Dilma cobra esclarecimentos sobre falta de luz

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Desde que ocorreu a falta de luz em vários estados do país, a presidente Dilma Rousseff passou a cobrar esclarecimentos do Ministério de Minas e Energia. O
titular da pasta, ministro Eduardo Braga, manteve Dilma informada a todo instante.

Em conversa telefônica, Braga admitiu ao Blog que a situação da estiagem é mais preocupante este ano. “Há uma forte estiagem. Pior do que no ano passado. Neste janeiro de 2015, há menos água nos reservatórios. O que é preocupante é que neste mês está chovendo bem menos do que neste mesmo período em 2014”, disse o ministro.

Mesmo assim, segundo ele, o corte de energia foi provocado por um problema na linha Norte-Sul, que liga a Hidrelétrica de Tucuruí à região Sudeste. Ele reforça que, na hora de pico, faltou 1 Mhz.  Por isso, a determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS) de cortar a energia.

“O ONS recomendou corte na carga para restabelecer energia. Isso mostra uma situação emergencial”, afirmou Braga. “O calor tem feito aumentar muito o uso de ar condicionado. Mas não era para ter acontecido o corte de energia. Nada disso teria ocorrido se não tivesse o problema na linha Norte-Sul.”

Braga negou ao Blog que a paralisação da Linha 4 do metrô de São Paulo tenha relação com a decisão do ONS de determinar o corte de energia. “Não há uma relação direta. A Eletropaulo foi cobrada e informou que não havia relação”, disse Braga, repassando a responsabilidade ao governo de São Paulo, administrado pelo tucano Geraldo Alckmin.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!