terça-feira, janeiro 20, 2015

Biólogos e bombeiros descartam risco pela presença de tubarões na costa de Tibau

Banhistas e veranistas ficaram assustados com boatos de que teriam sido vistos tubarões nas praias da cidade de Tibau. Fotos que circularam pelas redes sociais e
ganharam repercussão, sobretudo, devido à maior presença de banhistas nesta época do ano. Contudo, biólogos e o Corpo de Bombeiros descartam a possibilidade de presença de tubarões na orla da cidade praia.
Questionada pela reportagem do jornal O Mossoroense, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) enviou nota declarando que não recebeu nenhum chamado de emergência sobre a presença de tubarões em Tibau.
Segundo o biólogo Luiz Luz, a costa do Rio Grande do Norte e dos municípios na região Norte do Estado é muito rica em espécies marinhas, mas, no caso dos tubarões, não tem sido detectadas espécies mais agressivas, como o tubarão-branco e o tubarão cabeça-chata. Nos mares de Tibau e de Areia Branca, ele conta ser mais comum a espécie "lixa", que não costuma atacar humanos.
"Na nossa região, o tubarão lixa é o mais comum, mas as pessoas não têm com que se preocupar porque esta espécie tem uma boca pequena e não costuma atacar seres humanos. No Estado, é mais frequente a presença de outro animal, que as pessoas não se dão conta, as águas-vivas, que podem causar queimaduras", afirma Luiz Luz.
O biólogo chama a atenção para o fato de, sobretudo neste período de veraneio, as praias ficarem cheias de lixo, que acabam indo parar no mar e prejudicam animais como a tartaruga. O animal costuma confundir pedaços de lixo e sacolas com outros animais ou algas, engolindo-o, e acaba morrendo, pois não consegue digerir esse material.
"É triste quando você encontra uma tartaruga morta ou doente com o estômago cheio de lixo, como sacolas, tampas e pedaços de rede de pesca. Devido ao descarte indevido e geração de muito lixo, as pessoas acabam matando animais e pondo em maior risco espécies já ameaçadas de extinção, como a tartaruga-pente", conclui Luiz Luz.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!