terça-feira, janeiro 20, 2015

MPT instaura inquérito para apurar acidente com três feridos em refinaria

Refinaria Landulpho Alves Petrobras Bahia (Foto: Divulgação/Petrobras)O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) instaurou inquérito civil público para apurar as causas da explosão ocorrida na Refinaria Landulpho Alves, instalada em São
Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador, na manhã de segunda-feira (19).
Três trabalhadores ficaram feridos e permanecem internados nesta terça (20). Um deles teve 70¢ do corpo queimado. A categoria afirma que a explosão gerou deslocamento do ar que projetou os trabalhadores contra outras estruturas da refinaria.
Segundo o Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA), um outro acidente, sem feridos, ocorreu na unidade 30 da refinaria, em Mataripe, na última quarta-feira (14). As investigações começam nesta terça-feira (20), informa o Sindipetro.
Conforme o MPT-BA, o inquérito tem a função de identificar os erros na prevenção de acidentes, através do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ou de uma Ação Judicial - Ação Civil Pública. O inquérito foi aberto na segunda-feira, de acordo com o órgão. Ainda de acordo com o MPT, o procurador que estará à frente do caso ainda será definido. 
Feridos
De acordo com a Petrobras, o incidente ocorreu em um vaso da Unidade Geradora de Hidrogênio durante a realização de um serviço. Segundo o sindicato da categoria, um caldeireiro que teve 70% do corpo queimado e fratura na perna passou por intervenções cirúrgicas no pulmão e na perna esquerda na segunda-feira. Outro caldeireiro que teve queimaduras em 30% do corpo está internado no Hospital de Medicina Humana, em Candeias, e uma observadora que teve 20% do corpo queimado, além de corte na cabeça, está internada no Hospital da Bahia, em Salvador, nesta terça-feira (20).

Sindicato realizou protesto após acidente em refinaria  (Foto: Imagem/TV Bahia)Sindicato realizou protesto após acidente em
refinaria (Foto: Imagem/TV Bahia)
Em nota, a Petrobras informou que os feridos foram "prontamente atendidos pela equipe médica da refinaria, encaminhados ao hospital, e a companhia está prestando a assistência necessária". A empresa garante que todos os serviços da parada de manutenção foram interrompidos para averiguação das causas do acidente.
A Petrobras afirma ainda que "não houve danos ao meio ambiente e o abastecimento ao mercado não será afetado".
Protesto
Uma manifestação de trabalhadores foi realizada na manhã de segunda-feira (19) em frente à Refinaria Landulpho Alves. Segundo o Sindicato dos Petroleiros da Bahia, os profissionais se reuniram para cobrar mais segurança.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!