quinta-feira, fevereiro 13, 2014

Pressão do governo sobre Conmebol deve endurecer pena por racismo

 Blog Cidade News ItaúA pressão do governo do Brasil deve obrigar a Conmebol a impor uma pena mais dura ao Real Garcilaso pelo caso de ofensas
racistas ao jogador Tinga, do Cruzeiro. Essa é a avaliação de membros brasileiros integrantes da Conmebol ouvidos pelo blog. Normalmente, a entidade é branda com as punições.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ligou nesta quinta-feira para o presidente da Conmebol, Eugênio Figueiredo, em um telefonema cobrando providências em relação ao caso. Mais cedo, a presidente Dilma Rousseff tinha manifestado solidariedade a Tinga, em mensagem que ganhou apoio do presidente da Fifa, Joseph Blatter.

Isso criou um ambiente dentro da Conmebol de que terá de ser dada uma resposta para o clamor contra as atitudes dos torcedores peruanos. A punição será determinada pelo tribunal disciplinar da Conmebol em processo célere.

Entre as punições possíveis, a mais branda é a multa de US$ 3 mil. Mas, em casos excepcionais, pode se decretar portões fechados do estádio do Garliaso, tirar os pontos do jogo, dar vitória ao Cruzeiro ou desclassificar o time peruano da Libertadores. A Conmbeol nunca aplicou uma medida além do fechamento de portões do estádio.

“Certamente, vai ser instaurado um processo. Houve uma repercussão muito negativa. É o primeiro caso de racismo no tribunal. A luta contra racismo é uma das bandeiras da Conmebol e da Fifa. Provavelmente, é um caso que será emblemático'', afirmou Caio Rocha, membro do tribunal da Conmebol que não atuará no julgamento por ser brasileiro.

O processo será iniciado pela assessoria jurídica da entidade, cujo representante, por incrível que pareça, reside em Madri, na Espanha. Mas, para isso, ele tem que receber o relatório do árbitro e do delegado do jogo, o que não ocorrera até a tarde de quinta-feira. Serão quatro juízes na primeira instância, e cinco na segunda instância.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!