terça-feira, dezembro 24, 2013

Coreia do Norte opera nova usina de combustível nuclear, dizem analistas

A Coreia do Norte está operando uma nova usina de fabricação de combustível nuclear, segundo imagens por satélite divulgadas nesta
terça-feira (24) por analistas americanos, o que sugere um grande avanço no programa atômico do país.

As fotografias mostram instalações no Centro de Pesquisa Nuclear de Yongbyon (100 quilômetros ao norte de Pyongyang) que estariam destinadas a fornecer combustível ao reator principal de 5 megawatts, de acordo com especialistas do site 38north.org, associado ao Instituto Johns Hopkins dos Estados Unidos.

"A disponibilidade de combustível é um fator-chave para que a Coreia do Norte possa operar estas instalações", explicou este site dedicado a estudos sobre o país comunista.

O Instituto Johns Hopkins já anunciou em setembro que o regime de Kim Jong-un havia reiniciado a atividade de seu reator nuclear de Yongbyon.

Este reator de cinco megawatts é capaz, segundo os analistas, de produzir até seis quilogramas ao ano de plutônio, material que pode ser utilizado por Pyongyang para aumentar o volume de seu arsenal de armas nucleares.

As instalações de Yongbyon foram enclausuradas em 2007 em virtude de um acordo assinado no marco de um diálogo de seis lados para a desnuclearização do país comunista.

No entanto, em 2008, a Coreia do Norte abandonou este processo de negociações - que também envolvida Coreia do Sul, EUA, China, Japão e Rússia - e desde então mostrou avanços em seu programa nuclear.

Este ano, após as sanções impostas em março pela ONU à Coreia do Norte por seu teste nuclear do mês anterior, o regime de Kim Jong-un endureceu ainda mais sua postura e anunciou que sua política de defesa teria como estratégia principal o desenvolvimento de armas atômicas.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!