segunda-feira, junho 18, 2018

Dois atentados suicidas deixam mortos na Nigéria

Ao menos 31 pessoas morreram no sábado (16) à noite em dois atentados suicidas executados por supostos integrantes do grupo islamista Boko Haram, na região nordeste da Nigéria.

"Aconteceram dois ataques suicidas e explosões em Damboa durante a noite passada. Trinta e uma pessoas morreram e várias ficaram feridas", declarou um integrante de uma milícia local, Babakura Kolo.

As explosões aconteceram no estado de Borno, disseram dois moradores no domingo, registrando o maior ataque em várias semanas em uma parte do país marcada pela insurgência do militante islâmico Boko Haram.

Líder do grupo extremista Boko Haram, Abubakar Shekau (Foto: Reprodução)
Líder do grupo extremista Boko Haram, Abubakar Shekau (Foto: Reprodução)

Os moradores, que estavam entre os que contaram os mortos, disseram que as explosões ocorreram na área do governo local de Damboa, no sul do estado, no sábado por volta de 19h30. Testemunhas falaram que viram pelo menos um ataque de foguete.

Borno é o estado mais atingido pela insurgência, que tem o objetivo de criar um califado islâmico no nordeste da Nigéria, e já deixou mais de 30 mil mortos e obrigou mais de 2 milhões de pessoas a abandonar suas casas desde 2009.

As explosões ocorreram nos distritos de Shuwari e Abachari, na área do governo local, que fica a cerca de 90 km da capital do estado, Maiduguri.

"Ele destruiu nossas casas. Também contamos 31 pessoas inocentes, incluindo crianças e idosos mortos no ataque", disse o morador local Modu Usman, filho de um líder comunitário. Ninguém havia reivindicado a responsabilidade pelas explosões.


Os militares e a polícia não responderam imediatamente aos telefonemas que procuravam detalhes das explosões. O último grande ataque no nordeste ocorreu no início de maio, quando pelo menos 20 pessoas foram mortas no estado de Adamawa, que faz fronteira com Borno.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!