quarta-feira, março 28, 2018

Rússia enterra vítimas de incêndio em shopping sob luto nacional

Bandeira é hasteada a  meio mastro no dia do luto nacional pelas vítimas do incêndio em shopping na Rússia  (Foto: Ilya Naymushin/Reuters)
Bandeira é hasteada a meio mastro no dia do luto nacional pelas vítimas do incêndio em shopping na Rússia (Foto: Ilya Naymushin/Reuters)

Sob um estado geral de luto, as 64 pessoas que morreram no domingo (25) em um incêndio na região russa da Sibéria começaram a ser enterradas nesta quarta-feira (28). A comoção foi ainda maior porque há 41 crianças dentre as vítimas da tragédia no shopping.

Bandeiras foram hasteadas a meio mastro em edifícios do governo, a televisão estatal e estações de rádio retiraram programas de entretenimento de suas programações e parlamentares fizeram um minuto de silêncio em Moscou.

O incêndio de domingo no shopping localizado na cidade de Kemerovo matou 41 crianças. Outras 14 pessoas continuam hospitalizadas. Investigadores ainda não confirmaram a causa do fogo, mas o alto número de mortes foi atribuído a supostas falhas nos procedimentos de segurança do shopping.

Em um funeral realizado em uma igreja russa ortodoxa de Kemerovo, situada cerca de 3.600 quilômetros a leste de Moscou, mulheres choravam enquanto orações eram lidas diante de três caixões, dois deles de crianças.

Sergei e Natalia Agarkov estavam enterrando dois filhos em idade escolar, Konstantin e Maria. A avó das crianças, Nadezhda Agarkova, também morreu. Os três tinham ido assistir a um filme em um cinema localizado no último piso do shopping no domingo, mas não conseguiram sair do local quando as chamas irromperam.

Milhares protestam em Moscou pedindo mais medidas de segurança depois de incêndio em shopping na Sibéria. (Foto: Sergei Karpukhin/Reuters)
Milhares protestam em Moscou pedindo mais medidas de segurança depois de incêndio em shopping na Sibéria. (Foto: Sergei Karpukhin/Reuters)

Segundo a mídia russa, as portas estavam trancadas."Esta tragédia é agravada pelo fato de que crianças se tornaram vítimas do incêndio. Uma grande tristeza se abateu sobre todos nós, e não há palavras para expressar nossa dor comum", disse o padre às pessoas de luto, que seguravam velas e se benziam constantemente.

Um dia antes, o presidente Vladimir Putin viajou a Kemerovo e prometeu a moradores revoltados que os responsáveis pelo incêndio serão punidos.

Embora as autoridades afirmem ter recuperado todos os corpos dos restos do shopping, muitos deles estavam tão danificados pelas chamas que só podem ser identificados com exames de DNA.

Incêndio em Shopping na Sibéria (Foto: Juliane Monteiro/G1)
Incêndio em Shopping na Sibéria (Foto: Juliane Monteiro/G1)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!