quarta-feira, março 28, 2018

Preso no México fundador de seita dos EUA que marcava 'escravas' sexuais

Keith Raniere, 57, fundador da organização de autoajuda Nxivm, criada há 20 anos e baseada em Albany, Nova York, foi preso no domingo em uma casa de luxo em Puerto Vallarta, no México, e deportado para os Estados Unidos, informou nesta segunda-feira (26) a promotoria do distrito leste de Nova York.

Ele é acusado de tráfico sexual e trabalho forçado. Entre as práticas de Ranciere no Nxivm estaria marcar mulheres com suas iniciais, submetendo-as a escravidão sexual.

Raniere, conhecido também como "The Vanguard", comparecerá na terça-feira perante um juiz federal do Texas.

"Raniere mostrou um abuso de poder nojento em seus esforços para denegrir e manipular mulheres que considerava suas escravas sexuais", disse o chefe do FBI em Nova York, William Sweeney, em um comunicado. "Participou de atos horríveis para marcar e queimar duas delas. (...) Hoje estamos pondo fim a esta tortura", acrescentou.

Raniere é acusado de criar em 2015 um pequeno grupo secreto chamado "DOS", integrado por entre 15 e 20 mulheres com quem mantinha relações sexuais e dividido em vários níveis de "escravas" e "amas".

Em cerimônias, "muitas das vítimas do DOS foram marcadas em sua região púbica com uma caneta cauterizadora em um processo que leva de 20 a 30 minutos", disse um agente do FBI encarregado da investigação.

Após a renúncia pública de uma integrante do DOS e a publicação de um artigo do "New York Times" em outubro de 2017 sobre a sociedade secreta, Raniere fugiu para o México e, suspeita-se, residia em Monterrey, onde a Nxivm tem um centro.

Com a Nxivm, que opera nos Estados Unidos, México, Canadá e América do Sul, Raniere liderava oficinas de autoajuda desde 1998.

Ele pode ser condenado a um mínimo de 15 anos de reclusão e a um máximo de prisão perpétua.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!