quarta-feira, novembro 04, 2015

PSDB não encontra fraudes no 2º turno das eleições 2014 após auditoria

O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), ao centro, apresenta resultado da auditoria realizada pelo partido (Foto: Gustavo Garcia/G1)O PSDB apresentou nesta quarta-feira (4) relatório de auditoria que o partido realizou dos sistemas de votação e apuração das eleições do segundo turno das eleições de
2014. De acordo com o documento, não foram encontradas fraudes no processo, mas a sgila alega que o sistema eleitoral "não está projetado para permitir auditoria externa independente e efetiva dos resultados".
Segundo o coordenador jurídico nacional do PSDB, Flávio Pereira, o processo de auditoria do sistema de votação durou dez meses e custou cerca de R$ 1 milhão.
"Não temos elementos para afirmar que não houve fraudes no processo de votação, uma vez que o modelo de auditoria imposto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não se enquadra em qualquer modelo reconhecido e padronizado por entidades internacionais", afirmou o líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (PSDB).
Em novembro do ano passado, o TSE decidiu liberar para o PSDB programas eletrônicos e arquivos gerados na votação eletrônica, incluindo dados das urnas e do sistema de transmissão das informações. Inicialmente, o partido havia pedido uma verificação oficial, com participação do tribunal e de todos os partidos políticos, o que foi negado pelo TSE.
A auditoria feita pelos tucanos foi motivada por denúncias, divulgadas em redes sociais, de supostas fraudes no dia da votação.
À época do pedido, o PSDB alegou que a auditoria não tinha por objetivo questionar o resultado das eleições - em que o candidato tucano, Aécio Neves, perdeu para a petista Dilma Rousseff por uma diferença de 3,5 milhões de votos -, mas a “lisura” do processo.
O partido dizia que a confiabilidade da apuração e a infalibilidade da urna eletrônica estavam sendo colocadas em xeque nas redes sociais e que seria preciso dar uma resposta à população.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!