quarta-feira, novembro 04, 2015

Primeiro-ministro romeno renuncia após incêndio em boate

Premiê e candidato a presidente Victor Ponta vota em Bucareste, na Romênia (Foto: Daniel Mihailescu/AFP)O primeiro-ministro da Romênia, Victor Ponta, que está sendo julgado por corrupção, anunciou nesta quarta-feira (4) sua renúncia, depois que cerca de 20 mil pessoas exigiram na terça-feira (3) a queda
do Executivo. Os protestos acontecem após a morte de 32 pessoas no incêndio em uma boate que descumpria as normas de segurança.

"Espero que a renúncia do governo satisfaça as pessoas que estavam nas ruas. Eu tenho que reconhecer a revolta legítima da população", afirmou em discurso exibido pela TV, em referência à multidão que exibiu sua saída na terça-feira em Bucareste e outras cidades do país, segundo a France Presse.

 Um espetáculo pirotécnico provocou um incêndio na sexta-feira na boate Colectiv, no centro de Bucareste. Trinta e duas pessoas morreram e quase 200 ficaram feridas. Os três proprietários do local, acusados de homicídio culposo, foram detidos.

"Não devemos seguir tolerando a incompetência das autoridades, a ineficácia das instituições e não podemos deixar que a corrupção continue acontecendo a ponto de matar", afirmou no domingo o presidente romeno, Klaus Iohannis.

Ponta, acusado de corrupção, era pressionado há muitos meses e tanto Iohannis como a oposição exigiam sua renúncia.

O premier demissionário comparecerá à justiça sob a a acusação, entre outras, de cumplicidade em evasão fiscal e lavagem de dinheiro na época em que trabalhava como advogado.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!